quarta-feira, 13 de junho de 2012

Planeta deverá se resfriar nos próximos 15 anos por Ricardo Felício

Ao invés de aquecimento, a Terra deverá passar, pelos próximos 10 a 15 anos, na opinião de Ricardo Felício, por um período de resfriamento, embora com quedas de temperatura relativamente bem comportadas. A sua explicação é que o planeta está passando agora por um período chamado interglacial. Esse período é naturalmente quente, mas há dentro dele algumas flutuações. Felício e outros cientistas apostam em temperaturas mais baixas, mas sem fugir à normalidade. “Acho que vamos ter algo parecido com o que aconteceu nos anos 1970”, disse.
Ele considera que um dos maiores desafios com que se depara o Brasil – e os demais países do mundo não desenvolvido – é neutralizar os efeitos deformadores provocados pela longa doutrinação a respeito do aquecimento global. “Nós tivemos pelo menos duas gerações influenciadas por esse discurso, e é esse mesmo discurso que continua a ser ministrado até hoje nas salas de aula”, destacou.
De qualquer forma, o trabalho de desconstrução do falso discurso ambientalista, segundo ele, terá que ser encarado, exigindo dos cientistas que “deem a carta a tapa” – como ele e outros estão fazendo – e também o trabalho de divulgação e conscientização da sociedade por parte da imprensa não comprometida com a agenda capciosa do aparato pretensamente ambientalista. “Nós vamos ter que levar isso também para as escolas”, disse Ricardo Felício, completando com o que considera uma boa notícia: o fato de ele e muitos de seus companheiros estarem sendo procurados com mais frequência por professores interessados em conhecer as razões dessa nova vertente científica.
***
Ricardo Augusto Felicio
Prof. Dr. de Climatologia do Depto. de Geografia-USP
Pesquisador da área de Climatologia Antártida e Variabilidade Climática. 

Santiago mais uma vez foi beneficiada pela chuva do Maio

Após sete dias de chuva em períodos intercalados, Santiago amanhece com umidade alta e cerração   A chuva que começou às 14h30 da segunda-fe...