segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A VERDADE DE CADA UM



Todas as manifestações de violência, desde a ofensa verbal às loucuras da guerra, têm urna justificativa comum: a defesa de um direito, com base na visão que um indivíduo ou um governo têm da Verdade - a sua verdade.

Lutando por ela, nações agridem-se; revolucionários promovem o terror; aviões despejam toneladas de explosivos sobre populações indefesas ...

Em favor dela, as pessoas erguem a voz e desrespeitam-se umas às outras com impropérios e palavrões ...

Trabalhando por ela, marido e mulher discutem acaloradamente, esquecendo comezinhas regras de civilidade; o pai impõe restrições absurdas ao filho, violentando seu livre-arbítrio, e este, por sua vez, entrega-se à rebeldia e à indisciplina, comprometendo-se em atos inconseqüentes ...

Todavia, a violência é sempre o pior caminho, porquanto, em qualquer desentendimento, sempre que nos deixamos dominar pela ira, já teremos deixado de lutar pela Verdade e começado a lutar por mesquinhos interesses pessoais.

E sempre que "arreganhamos os dentes", caindo na agressividade, que é o argumento dos brutos, sofremos um curto-circuito mental que acaba por levar-nos a desatinos, dos quais fatalmente nos arrependeremos. E como encontrar justificativa se, pretendendo defender o que julgamos certo, nos comprometemos em tão errôneo comportamento?

Se estamos realmente empenhados em promover a Verdade, edificando aqueles que nos rodeiam, será contra-producente agredi-los com gestos ou palavras. Jamais conseguiremos convencer alguém se não entrarmos primeiro em seu coração. E a porta do coração não pode ser arrombada. Ela somente se abre ante os apelos do Amor.

Um pai poderá impor determinado comportamento ao seu filho, usando de violência. Mas se o filho observa as disciplinas paternas apenas porque tem medo, quando vencer o temor deixará de observá-las.

Entretanto, se o pai usar a chave certa para entrar no coração do filho, a manifestar-se nos valores da compreensão e do companheirismo, respeitando sua integridade de criatura humana com direito às suas próprias opções, então, fatalmente, o filho acabará por ajustar-se à orientação paterna, não por medo, mas simplesmente porque é impossível resistir aos apelos do Amor.

Por isso, Jesus, o Mensageiro Divino, que poderia apresentar-se revestido da autoridade dos governantes ou "do poder dos reis, preferiu a condição de humilde homem do povo, a fim de falar mais intimamente ao coração do Homem. E falou eloqüentemente, transformando criaturas pecadoras e frágeis em santos e heróis.

Em Maria de Magdala, a mundana execrada pelo povo, enxergou apenas a jovem sensível, iludida em seus anseios de mulher. E recebendo-a com carinho, sem acusações ou críticas, ajudou-a a transformar-se na seguidora ardorosa e fiel, que seria a mensageira da Ressurreição ...

Em Simão Pedro, que O negara três vezes, não obstante os benefícios e as lições recebidas durante três anos de convivência, viu apenas o discípulo traído pelo medo e, sustentando-o em suas vacilações, ajudou-o a transformar-se no baluarte do Cristianismo nascente ...

Em Paulo de Tarso, perseguidor cruel que chefiava vasto movimento de combate aos cristãos, observou apenas o defensor intransigente de Moisés, dominado por perigosa fixação, e procurando-o na estrada de Damasco, ajudou-o a transformar-se no grande Paulo, o "Apóstolo dos Gentios" e o maior divulgador de sua Doutrina.

Ninguém, como Jesus, soube demonstrar a excelência do Amor na conversão dos homens ao Bem. Amor que perdoa e socorre, releva e atende, esquece e ampara, fazendo sempre o melhor.

Quando houvermos avaliado inteiramente a força de que dispõe aquele que consegue realizar a plenitude do Amor, então deixaremos a violência de lado, como o aleijado que abandona a precária sustentação das muletas ao descobrir que pode andar.

Richard Simonetti

Santiago mais uma vez foi beneficiada pela chuva do Maio

Após sete dias de chuva em períodos intercalados, Santiago amanhece com umidade alta e cerração   A chuva que começou às 14h30 da segunda-fe...