E se por um dia, os mais de 1 bilhão de carros que existem no mundo ficassem na garagem? Essa é a proposta do Dia Mundial Sem Carro, que acontece no dia 22 de setembro e visa tocar a população de todos os países quanto aos malefícios causados pelos veículos motorizados.
A iniciativa foi criada como forma de reflexão sobre a poluição do meio ambiente e como podemos buscar soluções para o transporte dos grandes centros urbanos, mostrando que existem outras formas de se locomover. Há, ainda, outro objetivo, que é o de gerar uma mudança de hábito, fazendo com que as pessoas pratiquem mais exercícios físicos e tenham uma vida mais saudável.
Na lista dos países que mais possuem veículos motorizados, lideram Mônaco e Estados Unidos, onde para cada 1000 pessoas há em média 800 carros. No Brasil, o índice é de 250 carros. Esses veículos são os maiores responsáveis pela poluição do ar e por doenças crônicas respiratórias em todo o mundo.
Alternativas simples, resultados imensos
A campanha para deixar o carro na garagem vem acompanhada de um estímulo para usar mais as bicicletas, durante a chamada Semana da Mobilidade. Diversas atividades como pedaladas e oficinas já estão programadas. E se ainda há dúvida quanto aos benefícios trazidos pelas “magrelas”, aqui vai uma lista:

  • E a carona? 
    A bicicleta é um meio de transporte excelente para pequenas e médias distâncias.
  • É fácil para estacionar.
  • A bicicleta não polui nem faz ruídos.
  • A bicicleta é econômica.
  • O uso da bicicleta traz benefícios para a sua saúde e a da cidade.
  • A bicicleta integra espaços e favorece a aproximação entre pessoas. 
    **************
    Foto: Nova Pauta