sexta-feira, 7 de março de 2014

Tarso quer retirar a condição militar da corporação?

Entrevista, Pedro Pereira, deputado do RS - O governo plagiou para pior a minha PEC que dá autonomia ao Corpo de Bombeiros

ENTREVISTA

Pedro Pereira, deputado do PSDB do RS

O governador Tarso Genro mandou projeto para a Assembléia, desvinculando o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. O senhor já tem PEC tramitando sobre o mesmo assunto. Como é isso ?
Ele percebeu que minha PEC possui amplo apoio e será aprovada. O governo tenta adonar-se da proposta. A PEC recebeu o apoio de 40 deputados. Só ficaram de fora os 14 do PT e um do PCdoB, que, no entanto, agora apoiam a proposta do governo. É um plágio para pior.

Existem diferenças ?
A do governo é pior, porque Tarso quer retirar a condição militar da corporação, extingue as promoções e quer 5 anos para o período de transição, enquanto que a minha PEC mantém o caráter militar, o que garante os postos atuais e futuros, propiciando promoções por tempo de serviço e mérito. Além disto, minha proposta prevê período de apenas 180 dias para a transição.

Algum Estado já fez o desmembramento ?
Santa Catarina. O Estado possui 6,6 milhões de habitantes, tem 295 municípios e aprovou sua PEC em 2003. Atualmente, são 128 municípios com guarnições, portanto 44% do total. O contingente é de 2.900 homens. No RS, 12 milhões de habitantes, temos guarnições em apenas 83 dos 397 municípios (17%) e meros 2.700 homens, quando deveríamos contar com 4.500 bombeiros. 

Santiago mais uma vez foi beneficiada pela chuva do Maio

Após sete dias de chuva em períodos intercalados, Santiago amanhece com umidade alta e cerração   A chuva que começou às 14h30 da segunda-fe...