terça-feira, 20 de novembro de 2012

Discurso proferido pela Promotora Fabiane Cioccari em homenagem ao Promotor de Justiça Rafael Schneider de Azeredo





Discurso na íntegra, proferido pela Promotora Fabiane Cioccari às 11h15 em 20 de Novembro de 2012, na Promotoria de Justiça de Santiago, quando no descerramento de uma placa na entrada do prédio em Homenagem Póstuma ao Promotor de Justiça Rafael Schneider de Azeredo. Promotor Rafael faleceu no dia 8 de outubro vitima de Acidente de Trânsito na BR 287 deste ano.
***

Agradeço e cumprimento as autoridades aqui presentes, em especial o Procurador-Geral Eduardo de Lima Veiga e com especial carinho o Rodrigo e a Denyse, em cujo nomes cumprimento a todos o demais.

Gostaria de dizer umas poucas palavras em nome dos colegas e amigos de Rafael aqui da promotoria de Santiago. De nossa parte podemos dizer que não há como explicar o tamanho da saudade que ele deixou. Diariamente fica a lembrança, mas também devemos dizer que o exemplo de humildade, de respeito conquistado e não imposto, de amizade fiel e carinhosa, da sua pureza, de coração...Do sorriso largo, inesquecível, sincero contagiante...Da animação diária. No campo profissional então, ficou um modelo de verdadeira liderança, uma lição pelo exemplo, muito mais do que pelas palavras, Rafael trabalhava incansavelmente, dia e noite, literalmente sempre de modo vibrante, do modo como só aqueles que querem fazer a diferença trabalham. E ele fez muita diferença para Santiago.

Quem conviveu com ele, como nós convivemos, perdeu a benção da sua presença, mas ganhou a experiência de ter convivido com uma grande pessoa, um verdadeiro promotor de justiça, humano, justo e comprometido coma  sociedade.

Rafael faz uma falta imensa para nós e para o mundo, que precisa de pessoas dignas e verdadeiramente humanas como ele sempre foi.
Foi uma rápida mas intensa passagem, mas que nos reforça a convicção de que a bondade e a perseverança são qualidades a se perseguir na vida, e que o bem é o melhor caminho sempre.

Rafael deixou sua marca em Santiago e em nossos corações. Seus pais podem ter certeza de que tiveram um filho que só espalhou coisas boas e bonitas onde quer que tenha passado. 

Um deste lugares foi Santiago, para a nossa sorte, e minha especialmente que tive o melhor colega que alguém pode ter. E se nós da promotoria de Santiago tivéssemos que resumir em poucas palavras o que dizer para ele hoje, acho que estas palavras simplesmente seriam: Muito muito obrigada pela alegria e pelo privilégio de ter convivido contigo.
Gostaria de terminar com palavras que eu acredito que o Rafael iria gostar, porque positivas e ternas como ele, ditas como de Santo Agostinho.

“A morte não e nada. Eu somente passei para o outro lado do caminho. Eu sou eu, vocês são vocês. O que eu era para vocês, eu continuarei sendo. Deem o nome que vocês sempre deram, falem comigo como vocês sempre fizeram. Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do criador. Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Rezem sorriem, pensem em mim. Rezem por mim. Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo. Sem nenhum traço de sombra ou tristeza. A vida significa tudo que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Porque eu estaria fora de seus pensamentos, agora estou apenas fora de suas vistas? Eu não  estou longe, apenas estou do outro lado do caminho. Você que aí ficou, siga em frente,a vida continua, linda e bela como sempre foi" ( Santo Agostinho)

Denyse a cunhada e Fabiane Cioccari Promotora         


Parentes, amigos e autoridades na Promotoria de Justiça-Santiago



         
                                      

Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...