Essa obra do Hospital de Caridade de Santiago mostrada pelo Administrador Ruderson Mesquita ontem( Sábado -13) à noite, creio eu será a obra da década em Santiago. Orçada em oito milhões será na rua João Escobar Carpes com Vinte de Setembro, tendo como objetivo ser terminada em 24 meses. O evento reuniu várias representações da comunidade santiaguense.
Prestigiado pela mídia local e regional, Ruderson por cerca de uma hora em seu discurso, apresentou o projeto da obra, bem como todos os detalhes da construção, sendo inclusive questionado e respondido sobre os valores, e a capacidade do HCS em se tratando de seu Corpo Clínico.
Sobre a obra será o maior ganho regional em saúde já visto nos últimos tempos, sendo que o HCS abrangerá 11 municípios, propiciando atendimento a Serviços de Oncologia, Endoscopia, Ortopedia e Traumatologia gerando inclusive vários empregos aumentando assim o quadro de funcionários do hospital. .
Para ser mais preciso, ao termos estes serviços-, o doente não precisará sair da região de Santiago para fazer Radioterapia e Quimioterapia bem como outros tipos de tratamentos.
Para termos uma ideia com este empreendimento, o Hospital fará à comunidade atendimentos terciários ou de alta complexidade atendendo os casos mais graves.
Chamou a atenção os valores- repasses do SUS pelo Governo Federal - que estão atrasados, quase chegando a casa dos 400 mil reais, e mesmo diante do atraso não inviabiliza os atendimentos a comunidade.
Outra obra que começará logo, e em 120 dias estará pronta, é a fachada do prédio que de acordo com Ruderson precisa urgentemente ser revitalizada, pois as telhas são tipo francesa, muitas estão quebradas infiltrando a chuva, prejudicando assim a pintura interna, e as melhorias feitas no prédio.
Um dos pontos da apresentação foi a fala do senhor Irmo Sagrilo provedor do Hospital, que mesmo com a saúde debilitada falou aos convidados, arrancando emoções de seus ouvintes.