quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Chove no estado na quinta e sexta -feira mas o sol volta no fim de semana

 

Na imagem do Inmet, pouca instabilidade no dia Sete de Setembro. Ainda não prevê chuva que possa atrapalhar os desfiles. Prevê áreas de Sol. 


Como foi o mês de agosto.

Foi neste mês que aconteceu em Santiago a menor temperatura deste inverno, 0,1 ºC, no dia 19, e máxima, não passou dos  28,9 graus.

Em se tratando de chuva, nos 31 dias, seis choveu, totalizando conforme a Emater, 70, 7 milímetros.

Com estes 70,7 milímetros, este agosto foi, o segundo mês menos chuvoso do ano, o primeiro foi janeiro com 62 milímetros, como causa, a estiagem.

Sobre o setembro, vai chover no estado dia 1º.

A previsão aponta, que a instabilidade entre na fronteira com o Uruguai, amanhã após as 15h, atingindo nossa região de noite. Com a chuva por aqui de noite, não mais que 20 mm, não se descarta também, chuva na madrugada da sexta-feira.

Sexta de dia, com umidade, formação de nuvens ao longo do período, por ora, não prevê abertura de sol, mas o fim de semana, tudo indica, que vai c0mpensar.

Terá sol no sábado, e terá sol no domingo, o porém, é que, prevendo temperaturas mínima entre 6 a 9 graus, o  domingo com sol, pra tarde, terá temperaturas amenas.

 Sobre o setembro:

No geral, é raro, mínimas abaixo dos 4 graus, normalmente, é acima.

Setembro do ano passado, a temperatura mais baixa, por aqui, foi 6 ºC, tanto, que não foi registrado geadas em Santiago e região no setembro de 2021.

Já a máxima, varia entre 26 a 32 graus. Setembro do ano passado, a máxima chegou nos 32 graus .   

Desta forma, com mínimas acima dos 4 ºC, não se tem registros, de alguma onda de frio no setembro nos últimos 13 anos.

A chuva e os ventos:

Em se tratando, de probabilidades, chove no Setembro, acima dos 67 milímetros. 

Outra característica do mês que vem, embora no dia sete  de setembro do ano passado, ter acontecido rajadas de vento  superior a 60 km/h, com quedas de árvores nas estradas, e danos localizados, não é um mês propício a temporais. Os meses mais propícios a temporais de vento por aqui, é outubro e dezembro.

Resumindo:

O estado amanheceu hoje, com mínimas de 2 °C em Cambará do Sul e  São José dos Ausentes.

Tupanciretã, 7,7 ; Santa Maria, 8,4 ;São Vicente do Sul, 10, 0; Santiago, 10,6 ; Jaguari, 11,9; São Borja,12,6 graus.  Pra tarde entre 23 a 24 graus, nas regiões, oeste e Central. Choveu hoje, 4 mm no Itaqui e Uruguaiana, mesmo assim, predomínio de sol , na maioria do estado.  

Chuva amanhã com possibilidade de trovoadas de noite, e sexta-feira de madrugada. Não mostra abertura de sol, e chove no norte do estado na sexta-feira.

Com sol, o frio será ameno no fim de semana.  

Sobre Sete de Setembro:

No ano passado choveu 22 milímetros, e deu temporal de vento. 

Inmet está  marcando instabilidade por aqui com possibilidade de chuva, na terça-feira de noite a na quarta-feira de  madrugada e manhã, não mais que 5 mm.

Apesar desta umidade, com temperatura mínima acima dos 10 graus e de tarde até 24, tem previsão de  abertura de sol de manhã e abertura de sol pra tarde do dia sete.

Fonte:EmaterSantiago/Inmet/Irga/SimAgro


Dias mais quentes do verão 2024/25 até dia 19 de março

Verão 2024-2025 foi um dos mais quentes das últimas décadas no Brasil. Dias mais quentes do verão: As maiores do país 1. Quaraí (RS): 43,8ºC...