quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Chuva, após tempo seco e frio

Embora neblina baixa, o sol aparece, pra noite tem chuva  

Desde que começou o ano a menor temperatura no estado, não foi no inverno, foi no dia 11 de junho em São José dos Ausentes quando marcou, -3,6 graus.

No mesmo dia, (11 de junho) com 0,8 grau, aqui marcava também a menor temperatura deste ano.

Neste inverno em Santiago, a mínima ainda não baixou dos 3 graus, algo inédito, até porque, por 13 anos seguidos, sempre marcou principalmente no julho, temperaturas, abaixo dos três graus e até negativas, só que, até agora, abaixo dos três graus, ainda não aconteceu.

Dito isso:

Hoje (17), milhares de pessoas, principalmente na região metropolitana, ainda estão sofrendo com o último temporal.

Nesta madrugada, temperaturas mínimas variaram entre 7 a 15 graus.

A cidade mais fria nesta madrugada foi São José dos Ausentes, com 7,8 graus.

São Vicente do Sul, 10,6; Santa Maria, 11,1 ; Santiago, 11,6; e Tupanciretã 12,1 graus. A cidade mais aquecida neste madrugada, São Luiz Gonzaga, por lá marcou 15 graus.

Do fim da madrugada para o começo do dia, a umidade do ar, marcou 96%, neblina baixa e cerração, mas o sol vai aparecer em muitas regiões, a partir das 10 horas.

Máxima pra tarde de hoje, até 25 graus no estado.    

Chuva pra nós, entre a noite desta quarta, e madrugada da quinta-feira, quantidade pra região até 20 milímetros-.

O ruim, é que temporais isolados, podem  ocorrer, novamente nesta chuva da quarta pra quinta-feira.

Com a madrugada que não será tão gelada, na quinta-feira (18) de dia, o sol aparece.

No decorrer da quinta-feira após a chuva, até domingo (21) mínimas abaixo dos 5, dos três graus, e até negativas serão sentidas no estado .

O que chama a atenção, é que, faltando 36 dias para o fim deste inverno, recém agora, poderá ter por aqui, nos próximos dias, temperatura literalmente de inverno.

Passado estes quatro dias de frio, entre a quinta-feira e domingo (21) as temperaturas voltam a subir, onde alguns prognósticos colocam, para a última semana deste mês,  máximas por uns dias, a partir dos 25 graus.  

Sobre a chuva:

Uma das características climatológica do agosto, é a pouca chuva.

No ano passado, agosto choveu aqui, 87 mm.

Neste, com a ultima chuva (7,5 mm) segundo a Amater/Santiago, está nos 63,9 mm.

Então: Chuva pra noite, e madrugada da quinta-feira.

Passado estes quatro dias de frio no estado - entre a quinta-feira e domingo-, prevendo dois gelados, na sexta-feira e no sábado, a partir da segunda-feira (22) elas voltam a subir.

Para a última semana deste mês, tem previsão de temperatura a partir dos 25 graus, com alguma chuva prevista, em baixos índices- se acontecer- só para na última semana do mês. Pode acontecer, que esta chuva de hoje, e amanhã de madrugada,  seja a última chuva deste mês.

Fonte: Inmet/Irga

Dias mais quentes do verão 2024/25 até dia 19 de março

Verão 2024-2025 foi um dos mais quentes das últimas décadas no Brasil. Dias mais quentes do verão: As maiores do país 1. Quaraí (RS): 43,8ºC...