![]()  | 
| Umidade na casa dos 80% previsão de chuva pra nossa região, é pouca. No estado terá passagem rápida. | 
Com 1.211 milímetros de chuva neste ano, contando
os 21 milímetros do dia 1° deste setembro, o mês que menos choveu aqui, está sendo janeiro, 66 mm, o mais chuvoso abril com 313 mm.
Não tendo mais previsão de chuva nesta primeira quinzena, a não ser hoje, estes primeiros 15 dias, podem até terminar com menos de 30 mm.
A última chuvarada que aconteceu aqui, foi na madrugada do dia 21 de junho, 72 milímetros, após, outra, 35 milímetros, dia 14 de julho, foram estas. O agosto foi pouca, 70,7 conforme a EmaterSantiago.
Sobre a temperatura:
De acordo com o Inmet, hoje foi uma das  noite mais
quente deste inverno. 
Enquanto São Luiz Gonzaga, de madrugada marcou 23,5 graus, aqui a mínima na madrugada foi 20,1 graus. Pra tarde por causa da instabilidade, na região entre 25 a 27 graus.
Choveu pouco na região metropolitana.
Pequenas áreas de instabilidade estão passando sobre a região, inclusive com chance de temporais isolados em alguns pontos do estado. Esta chuva de hoje por aqui, enquanto o Inmet prevê pouca, o Irga, nem marca chuva pra nós.
De noite no estado não chove, porém, esfria.
Não prevendo chuva para os próximos dias, a não ser hoje- pouca-, se não mudar a previsão, tem possibilidade de chuvarada no próximo sábado (17) domingo, (18)- mais umidade que chuva-, entre amanhã e segunda-feira, estará acontecendo no estado, os últimos frios deste inverno.
Enquanto neste sábado e domingo prevê sol, e mínimas de 3 a 6 graus, com formação de geadas em mais áreas do Rio Grande do Sul principalmente domingo (11), entre esta segunda-feira e domingo (18), não será gelado.
Passado esta instabilidade de hoje, frio sábado e domingo, vamos ficar atentos, não mudando a previsão, é cedo ainda- tem prognóstico, colocando chuvarada na região, no sábado que vem, dia 17.
Por mais que não aconteça, esta chuva no sábado
que vem, onde prevê chuva superando os 30 mm, onde setembro, é comum, índices ao
dia superar os 30 milímetros. 
Se não acontecer no dia 17, vai acontecer no dia 19 esta chuvarada, e chovendo dia 19, tem chance, mesmo raro, de termos chuva aqui, no dia 20 de Setembro.
É cedo, pode mudar, mas hoje, o senário é este: Ou teremos chuvarada no estado dia 17, ou no dia 19, chovendo no dia 19, o dia 20 será instável em todo o estado.
Fonte: Inmet/Irga 
