quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Apesar da La Ninã em Santiago está chovendo mais que 2021

Tempo aberto amanhã (24) temperatura ainda não supera os 27 graus
 

Com 38,4 milímetros de chuva entre a segunda e ontem- terça-feira-, na Estação Meteorológica do Inmet, a cidade mais fria do estado nesta madrugada, Santana do Livramento, 12,2 °C, já Santiago,  a mínima, desta madrugada, 13 °C.

Máximas previstas, na região Central até 27°C, e região também, na Oeste.     

Entre amanhã, e o fim desta semana, (26/27) marcando sol, e sem chuva as temperaturas na região, estarão em elevação, desta forma, a partir da quinta-feira, e principalmente, no fim de semana, as máximas, voltarão a ficar, no estado, acima dos 30 graus, com calor mais perto dos 40 graus, somente, a partir do dia 5 de Dezembro.

Mesmo com alguma nebulosidade, umidade  variável, até o fim do mês, não tem previsão de chuva, com indicativo, de alguma instabilidade, no estado, nos dias, 2, e 3, de Dezembro. 

Resumo:

Por ora, a maior temperatura em Santiago, desta primavera, foi sábado (19) passado, quando marcou, 34,9 °C, temperatura neste patamar, só a partir do dia 5 de Dezembro.       

Chuva:

Chuva que juntou água, neste mês, em Santiago foram três, a primeira, no dia 13, ficou sem chover por sete dias, e choveu, nesta segunda, e terça-feira- ontem- totalizando, até agora neste mês, 54,6 milímetros, marcado por Estação Meteorológica.

Apesar da La Ninã, neste ano está chovendo mais, que no ano passado, mesmo período- ou seja, Janeiro a Novembro.

Segundo números da Embrapa/Agritempo, Inmet, e Emater, ano passado (2021), choveu em Santiago, entre Janeiro a Novembro, 1.300,6 mm, neste ano, mesmo período, 1.529 mm, isso representa, 229 milímetros mais, e 16,6 % mais de chuva em Santiago neste ano, que 2021, o que diante da La Ninã, já é uma boa notícia.  

Sobre a La Ninã:

Segundo, informação do Irga, a probabilidade da La Ninã, continuar até Janeiro, é de 90%, entre Janeiro a Março, cai abaixo dos 60%, e  a partir de Abril, será de neutralidade, mostrando que, as chuvas voltarão, à normalidade, somente do mês de Abril em diante.

Fonte: Inmet/Irga 

Dias mais quentes do verão 2024/25 até dia 19 de março

Verão 2024-2025 foi um dos mais quentes das últimas décadas no Brasil. Dias mais quentes do verão: As maiores do país 1. Quaraí (RS): 43,8ºC...