quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Aquecimento nesta tarde com expectativa de chuva domingo

Pra hoje, mesmo com entrada de mais nuvens, calor de até 30 graus no estado.
 

Com 36 dias, sem chuva superior a 30 mm- medida por Estação Meteorológica-, a última, foi dia 31 de Outubro. Se somadas as chuvas dos últimos 30 dias, -  10 de Out/10 Nov), dá um total de 56, 2 mm. Desde meados de Agosto, chuva em bons volumes, estão tendo um intervalo, a cada, 10, 12 ou 15 dias.

Hoje no estado:

Vacaria, 8,1 graus, foi a mais fria do estado nesta madrugada, já Santiago, nesta madrugada, mínima de 13,7 graus, e pra tarde, até 28.

Previsão de chuva, fraca, nas regiões das Missões e Noroeste do estado, no restante, predomínio de sol e temperaturas mais altas que ontem. 

Ontem (9), em Santiago marcou a maior temperatura deste mês, 28,2 graus, máxima pra tarde de hoje, máximas entre 30 a 32 graus. Santiago, hoje, poderá marcar a maior temperatura deste mês.      

Amanhã, embora alguma nebulosidade , boas horas de sol pra tarde, o aquecimento até 27, 27 graus, já o sábado, com menos horas de sol, variações de nuvens, aquecimento entre 27 a 29 graus, pra tarde e noite, a umidade aumenta, com pancadas de chuva, em algumas cidades da região.          

Domingo (13), com prognostico, colocando entrada de umidade na região, do fim da madrugada, e manhã,  o tempo não abre. Chuva superior a 5 e 25 mm são esperadas domingo em algumas regiões.

Segunda-feira (14) de madrugada, bastante umidade, o Irga não mostra abertura de sol, mas pra tarde, tem possibilidade do sol ainda aparecer.

Entre a terça-feira (15)-feriado-, até sábado (19),   sem chuva, e com mais horas de sol, as temperaturas, máximas, vez e outra, irão superar os 27 graus. Passada estas instabilidade, domingo e segunda-feira , chuva, só após o dia 20.

Resumo:

Faz três anos, que o efeito La Ninã atinge o estado.

Segundo o Irga, La Ninã por três anos seguidos, não acontecia, nos últimos 72 anos.

Sem efeito La Ninã, a média das chuvas do Novembro, em Santiago, é de 190 mm.

Novembro do ano passado, choveu aqui, 46 mm, neste domingo, índices superior a 20 mm, são esperados. Passada esta instabilidade, chuva boa, só após, o dia 20. Tudo está indicando, que na região, os acumulados, pelo quarto mês seguido, seguirá, abaixo da média.

Fonte: Inmet/Irga/SimAgro.


Dias mais quentes do verão 2024/25 até dia 19 de março

Verão 2024-2025 foi um dos mais quentes das últimas décadas no Brasil. Dias mais quentes do verão: As maiores do país 1. Quaraí (RS): 43,8ºC...