quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Calor e pouca chuva na próxima semana

Amanhã e Domingo (27) aquecimento superando os 30 graus no estado
 

Esta semana que está terminando, foi marcada, por alta temperatura que aconteceu, no domingo passado, quando em Santiago chegou, nos 34,7 graus, bons índices de chuva, na segunda e terça-feira, que somou, 38,4 milímetros, e vento, na madrugada da segunda-feira (21), com chuva,  provocou rajadas de até 72 km/h. Segundo a Defesa Civil do munícipio, derrubou cinco árvores, mas não chegou ao conhecimento, que houvesse danos em residências.

Com a chuva na Estação Meteorológica do Inmet, de 38, 4 milímetros, que aconteceu, na segunda e terça-feira passada, e sem previsão- sujeito a mudança, pois é cedo ainda- de chuva, que junte água, até o dia 4 do mês que vem –domingo- Santiago termina o mês, com 54,6 milímetros de chuva, -medido por Estação Meteorológica-. Apesar, desta baixa quantidade de chuva, neste Novembro, choveu mais, -54,6 mm- que Novembro do no ano passado, quando choveu, 46, 6 mm.

Apesar destes 54,6 milímetros, que choveu neste mês,  neste ano em Santiago, está chovendo 16% mais, que no ano passado, mesmo período- Janeiro a Novembro-.

As temperaturas:

Ontem (24) de tarde, marcou em Santiago, 29,8 °C, nesta madrugada, a mais baixa foi 17,3 °C, nesta tarde, na Região Central, previsão de até 32 graus, e Oeste, -Uruguaiana que é a cidade mais quente do estado,  33, 34 °C.

Enquanto o clima, na próxima semana, fora alguma nebulosidade, mais acirrada, nos dias, 1° e 2, de Dezembro, com previsão de chuva, para o Norte e Leste do estado, nos dias 30 e 1° do mês que vem, o que marcará os próximos dias, será o aquecimento acima dos 30 °C, quando no fim de semana, dias 3 e 4, as temperaturas estarão, mais perto dos 40 graus. Mantendo cuidados com a baixa Umidade do Ar.  

Sobre a La Ninã:

Segundo, informação do Irga, a probabilidade da La Ninã, continuar até Janeiro, é de 90%, entre Janeiro a Março cai abaixo dos 60%, e a partir de Abril, será de neutralidade, mantendo estes dados, chuva dentro da normalidade, somente, a partir  do Abril de 2023.

**Fonte: Inmet/Irga 

Dias mais quentes do verão 2024/25 até dia 19 de março

Verão 2024-2025 foi um dos mais quentes das últimas décadas no Brasil. Dias mais quentes do verão: As maiores do país 1. Quaraí (RS): 43,8ºC...