terça-feira, 29 de novembro de 2022

Chuva na primeira quinzena do Dezembro segue abaixo da média

 

Conforme imagem, índices de chuva poderão variar entre 10  a 20 mm "no estado", o fim de semana será de instabilidade.

Com temperatura mínima que marcou de 17,8 graus nesta madrugada em Santiago, pra tarde na região Central, máxima prevista, 32, até 33 °C,  região Oeste, até, 34, 35 °C. No decorrer desta semana, as temperaturas não baixam dos 27 graus, isso só irá neste fim de semana,- sábado- por causa da  instabilidade, após volta ao patamar,  dos 30 graus.

Fazendo hoje, cinco dias que venta, amanhã, o senário muda, e o vento troca de padrão, o que irá trazer chuva isolada em algumas regiões do estado, porém, chuva mais consistente, no fim de semana, quando o Inmet, coloca, com sorte, por mais que chova bem, até 20, 25 mm "no estado" dois dias, por aqui os índices do Irga, dizem que, não chove, 15 mm, que, no contexto, já será alguma coisa. 

O único dia desta semana que mostra, tempo encoberto, é no sábado, domingo mesmo sendo possível chuva em forma de pancada  localizada, o sol aparece.    

Dezembro, é comum, os índices serem melhor, na segunda quinzena do mês, mas nunca é descartado chuva boa localizada ainda na primeira quinzena.

Estamos observando, que neste ano, está chovendo 16 % mais, que no ano passado, mesmo assim o fenômeno La Ninã continua ativo. Para termos uma ideia, da estiagem, como parâmetro, alguns dados da nossa barragem.

A La Ninã, está atingindo o estado, por três anos seguidos, com as chuva abaixo da média, a partir do Novembro do ano passado, e até o dia  2 de Abril deste ano- 152 dias- nossa barragem, naqueles 152-, chegou a baixar 4,60 m, no dia 03 de Abril, veio uma chuvarada de 81,4 milímetros em Santiago em questão de 24h, e mais de 100 milímetros em outras regiões,  com 190 mm de chuva, o Maio, reagiu, elevou os níveis da barragem acima dos 9 metros, porém, neste  segundo semestre, com os índices de chuva abaixo da média, desde Agosto, até este Novembro, a barragem de Santiago, já baixou, 1,81 m.

Precisamos de Chuva!

Fonte: Inmet/Irga 

Dias mais quentes do verão 2024/25 até dia 19 de março

Verão 2024-2025 foi um dos mais quentes das últimas décadas no Brasil. Dias mais quentes do verão: As maiores do país 1. Quaraí (RS): 43,8ºC...