quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Calor diminui mas a chuva segue escassa

No Rio Grande do Sul, não se descartam pancadas de chuvas isoladas principalmente no norte e oeste, isso, até o dia 19  .

Após sete dias com calor que começou nos 30 °C, chegando nos 37,8 °C, a maior temperatura de um dezembro, e de uma primavera, desde 2009, que aconteceu, na sexta-feira passada(9) em Santiago, ontem de tarde,(13) com 28,7 °C, a temperatura foi, literalmente de Primavera.

Hoje, com tempo aberto, a região que terá temperatura mais alta do estado, será a Oeste, até 35 °C, Santiago, hoje, até, 29 graus.

A quinta-feira, também com Sol, será a volta das temperaturas perto dos 37, ou 37 graus na região Oeste, e até 34 na região central.

Servindo de alento pra quem não gosta do calorão, o fim de semana terá no estado, temperaturas não tão altas, mostrando que neste fim de semana, não irão passar dos 32 graus por aqui, mostrando calor, moderado. 

Até o fim deste mês, as máximas não sobem tanto, colocando até o dia 31, temperaturas abaixo dos 34 graus, em boa parte do estado. Inmet alerta, sobre a baixa Umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%. 

Sobre o janeiro, mesmo quente, a temperatura, ainda será possível, atingir 40 °C, principalmente nas regiões Noroeste e Oeste, mas não terá muita sequência de temperaturas altas, como foi o janeiro do ano passado. Por um lado é bom sinal, quanto menos quente é a região, mais possibilidade de chuva. 

A La Ninã, embora ainda demore alguns meses para terminar, está enfraquecendo, e se der tudo certo, neste verão, será a última vez.     

Sobre as próximas chuvas:     

Sem mudanças, significativas, na fronteira Oeste, e Central, nos próximos dias, embora aconteça alguma chuva em forma de pancadas, chuva tingindo parte do estado, só a partir do dia 26, e chuva mais parelha em melhores índices, mais para o fim deste mês. Ou seja, não mudando a previsão, chuva, mais pra frente.

Fonte: Inmet/Irga 

CHUVA POR ESTAÇÕES DO ANO CONFORME PERÍODO METEOROLÓGICO

  VERÃO Meteorológico OUTONO     Meteorológico INVERNO   Meteorológico PRIMAVERA   Meteorológica ...