sábado, 17 de dezembro de 2022

Chuva pouca e irregular tanto domingo quanto na segunda-feira em parte do estado

 

Dia 25 - pode mudar- não mostra tempo aberto, mas não chove, abafado e temperatura máxima superando os 30°C.


Desde o dia 6 de outubro- e isso já faz, 76 dias- que não tem chuva parelha, com boa média, que abranja toda nossa região. A última, que aconteceu em Santiago, com uma boa média, foi no dia 6 de Outubro, quando ficou, segundo a Emater, nos 45 mm, a média .

As chuvas que aconteceram neste mês, foram no começo, fazendo hoje, 14 dias que não chove direto por aqui. 

Nos últimos 13 anos- desde 2009- este dezembro está sendo, o segundo pior em chuva, só perde, para dezembro do ano passado, quando nos 31 dias, choveu só, 30 mm.

Hoje, Santiago teve a madrugada mais fria deste dezembro, 13,9 °C, -vento Sudeste- não é vento de frio, e vento de tempo seco, de estiagem, -que é pior ainda -pra tarde tempo firme com sol entre nuvens, por mais que aqueça, até 30 °C.

Amanhã, final da Copa do Mundo, chuva em forma  de pancadas na região de Santa Rosa, e norte do estado, o que pode trazer chuva fraca e isolada em alguns pontos da região central, a temperatura, até 31, a 33 °C.

Segunda-feira, tem chuva em parte do estado. Na região, mesmo com abertura de sol, chuva irregular,  em  alguns pontos da nossa região, se der, 5, 10 mm, já será uma grande coisa. Igual, a hoje e amanhã, na segunda-feira temperatura não sobe tanto, segunda-feira, até 31 °C.

Fora, estes dois dias de alguma instabilidade na região, sujeito a pancadas de chuva localizada, em baixos índices, amanhã e segunda-feira, não chove entre a terça-feira e o Natal.

As temperaturas: 

Não sobem tanto até a quinta-feira, porém, entre  a sexta-feira (22), e domingo (25), acima dos 34 °C, nas regiões mais quentes do estado, Noroeste e Oeste.

Sobre o Natal:

Em 13 anos, só uma vez choveu nesta data em  Santiago, e foi em 2018, quando a chuva que aconteceu, após as 18h00, em forma de pancada, não passou dos 5 mm. Não mudando a previsão, pelo 14° ano, sem previsão de chuva que junte água, o Irga, não mostra tempo aberto, nem ensolarado, com sensação de abafamento, a temperatura máxima estará, entre 32 a 34 °C. 

Passado  os festejos do Natal, é cedo ainda- pode mudar- para os últimos seis dias deste ano, chuva pra juntar água, com índices na estação meteorológica do Inmet, com uma média geral na região, de 30 mm em algum dia, até o fim do ano, não tem previsão, pode mudar, mas hoje, o senário é este: Chuva pra juntar água, que abranja toda a região, nos próximos 14 dias, ainda sem previsão.

Fonte: Inmet/Irga 

Dias mais quentes do verão 2024/25 até dia 19 de março

Verão 2024-2025 foi um dos mais quentes das últimas décadas no Brasil. Dias mais quentes do verão: As maiores do país 1. Quaraí (RS): 43,8ºC...