![]() |
| Mesmo sem risco de terremotos sistema operacional do telefone, interpretou uma trovoada, como se terremoto, fosse. |
Informações de coleta de índices de chuva, do Inmet, e Embrapa, Emater, mostraram que em 90 dias, choveu em Santiago, 207mm, colocando esses índices, como o pior, de uma primavera, dos últimos 13 anos.
Em 90 dias, 53 foram de sol
Na primavera – 90 dias- de 2021, foram 212mm, nesta, 207.
O mês que mais choveu foi Outubro, 124, novembro, 54,6. nos 21 dias deste dezembro, apenas, 29,2mm, na Estação Meteorológica do Inmet.
Mas esta primavera, que acabou ontem de noite, às 18h48, não ficou marcada somente por baixos índices de chuva, mas também, por outros fatores.
Entre elas, rajadas de vento de até 72km/h dias 6 de outubro, e 21 de novembro.
O que mais chamou a atenção, do estado, foi quando, na madrugada de 6 de outubro,- às 04h090 além da chuva naquele dia que chegou nos 45 mm, deu uma trovoada tão forte, que o Google, confundiu, o estrondo da trovoadas com terremoto de magnitude 4,6 da Escala Richter, sistema de medição que quantifica, a intensidade de abalos sísmicos de acordo com o sistema de alerta de terremotos, que alguns telefones possuem.
Fora a baixa quantidade de chuva, aquele estrondo confundido com terremoto, no dia 9 deste mês aconteceu, a temperatura mais alta da história de um dezembro em Santiago, quando chegou, nos 37,8 °C. Temperatura igual aquela, em 13 anos nunca tinha sido registrada.
Primavera que nem esta, com baixos índices
de chuva e calorão de 37,8 °C, possivelmente, vai custar muito, para acontecer.
Fonte: Inmet/Irga/Embrapa/EmaterSantiago
