sábado, 10 de dezembro de 2022

Santiago marcou ontem a terceira maior temperatura máxima desde 2009

Riscos Potenciais:
 

INMET publica aviso iniciando em: 10/12/2022 07:00. Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Esta semana que começou com chuva forte, em algumas localidades, e quase nada em outras, e vento de até 63 km/h que aconteceu, domingo passado (4), foi marcada por altas temperaturas:

Na quarta-feira,  34,5 °C,  quinta, 36,6 °C, mas ontem, com máxima de 37,8 °C, foi es-cal-dan-te. Temperatura perto, daqueles, 37,8 °, de ontem, não acontecia em Santiago, a 342 dias, a última vez que aconteceu temperatura quase igual a de ontem, foi lá, no dia 1° de Janeiro, quando por aqui, marcou, 38,2 °C, e no termômetro de rua, marcou, 43 graus.

Enquanto ontem, aqui, marcou, 37,8, a terceira temperatura mais alta da historia da cidade, com 40,5 °C,  Quaraí, marcou, a maior temperatura da história, de um começo de dezembro.

Quaraí, no geral, é a quarta cidade mais quente do estado, isso porque, no dia 11 de janeiro desta ano, no pior verão já sentido no estado, marcou, 41,5 C.  

Ainda sobre, as máximas registradas ontem (9).

Uruguaiana, e São Luiz Gonzaga, ontem, as máximas  atingiram, 39,6 °C; Alegrete, 39,2; São Borja, 38,6; Santiago, como falei, 37,8; Jaguarão, 37,7; São Gabriel, 37,5;  Tupanciretã, 37 °C.

Neste final de semana, no estado, terá um pouco de cada coisa, sol em algumas regiões, e previsão de chuva, em outras.

Santiago que marcou ontem de madrugada, 24 graus e deu no que deu, 37,8 de tarde, hoje  de madrugada, marcou mínima 23, 1 °C, só não vai extrapolar novamente, porque a umidade, neste momento ( 09h00) está na casa dos 60 %, e o tempo, na região Oeste e Central, está encoberto, mas as temperaturas se manterão altas, hoje, e amanhã, entre 33 a 36 °C.

Mas atenção, mesmo estando previsto, chuva em baixos índices, em algumas cidades, tem risco de temporais, ou chuva forte entre 20, 30 mm ou até 50 mm, ao dia em outras, e também, ventania de  40 ou 60 km/h, e granizo, atingindo mais, a região Oeste, isso, hoje, amanhã sem previsão de chuva e sol, o calor segue, mas abaixo dos 37 graus, como foi ontem. A chuva de hoje, na região, SE acontecer será, em baixos. A cada atualização, os índices forma caindo, mostrando risco em algumas cidades- pode incluir a nossa, de não cair um pingo que seja. 

Segunda-feira, os prognósticos, foram mudando dia a dia, o Inmet, tem mantido índices entre 5 a 30, 40 mm, e até 50 mm, mas estes 50 mm, em poucas cidades da região norte, e temperatura que vai, até os 36°C. 

Desta forma, pode sim, alguma cidades incluindo a nossa, ser beneficiada por chuva em forma de pancadas localizadas, e quem sabe, mesmo não estando previsto bons índices, vamos torcer que aconteça. A chuva da segunda-feira, será igual as anteriores, pancadas localizadas as vezes forte, e bons índices, assim como, em outras regiões, quase nada ou nada.     

Entre a terça-feira e quarta, sem chuva, o Irga, mostra para a região de Quaraí e Uruguaiana, máximas novamente, perto ou na casa dos 40 °C, na terça e principalmente na quarta-feira, que será, o dia mais quente da próxima semana. As temperaturas, caem um pouco, entre a quinta-feira (15) e domingo (17), com umidade e chuva em forma de pancadas, na quinta-feira dia 15.

Resumo: Com sorte, chuva hoje, nem que seja pouca, e segunda-feira. Na previsão, pouca chuva nestes dois dias, ou quase nada. na região norte, pode ser forte.

Calor na região de Uruguaiana e Quaraí na quarta-feira, perto ou na casa dos, 40 graus. Quarta-feira será o dia mais quente da semana. A partir, da quinta-feira (15),  temperatura, até domingo(17) diminui. Por ora, até o natal, é cedo ainda pode mudar, chuva que junte água, tipo acima dos 30 mm na Estações Meteorológicas, segundo o Irga, não tem previsão. 

Fonte: Inmet/Irga 

CHUVA POR ESTAÇÕES DO ANO CONFORME PERÍODO METEOROLÓGICO

  VERÃO Meteorológico OUTONO     Meteorológico INVERNO   Meteorológico PRIMAVERA   Meteorológica ...