segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Chuva abaixo da média aumenta o número de cidades em Situação de Emergência

A partir da quinta-feira calor perto dos 40 ou 40 °C principalmente entre o fim desta semana e começo da outra.

Nestes 13 dias de verão, sete em Santiago, a temperatura máxima, passou dos 33 °C, sendo por enquanto, a mais alta, 38,6 °C, que aconteceu no dia 1° de janeiro.

No domingo (1º) nove das 10 maiores temperaturas do Brasil, foram registradas em cidades gaúchas, quando no domingo, Quaraí, foi a cidade mais quente do país marcou 40,9 °C, Uruguaiana, 39,5;Campo Bom, 39,4; São Vivente do Sul, 39,0; Alegrete, 38,8;Santa Maria, 38,7, e Santiago, com 38,6 °C, foi a sétima cidade do país  mais quente.

Os próximos dias:

Quanto aos próximos dias na nossa região, mesmo com variações de nuvens, ao menos até domingo (8) o tempo seco e o calor marcarão a semana, colocando pra semana seguinte, a partir do dia 10, chuva em forma de pancada e bastante isolada, em parte do estado.

Temperatura:

Ontem, a temperatura máxima em Santiago atingiu, 31°C, hoje, por mais que aqueça, até, 32 °C.

A partir de amanhã, as máximas estarão, mais altas, próximas dos 40 °C.

Atenção para altas temperaturas no estado, a  partir da sexta-feira, e até  a terça, ou quarta-feira,- metade da próxima semana-. Serão entre, cinco a seis dias de muito calor, onde o Irga, coloca, para estes cinco ou seis dias, possibilidade  de até 41 °C, na região oeste, e região central, -a nossa- entre 37, a 40 °C.

Neste mês, mesmo com bons acumulados de chuva diário, não tem previsão para regularização da chuva, os volumes ainda devem ficar abaixo da média e o déficit de umidade deve se acentuar cada vez mais, devido a combinação do predomínio do tempo seco, e altas temperaturas.

Na primeira quinzena de janeiro de 2022, choveu em Santiago, 13,6 mm, nesta primeira quinzena, como as chuvas terão início dia 10, há possibilidade de chuver bem mais. 

Sem previsão de chuva nesta semana, amanhã feriado, com sol, temperatura mínima,16 °C, e pra tarde, até 33 °C.

No Rio Grande do Sul, o número de cidades, em Situação de Emergência, por causa da estiagem, já soma 27, Tupanciretã, foi a primeira cidade do RS a decretar, e a primeira a ser reconhecida pelo Governo Federal.

Um  dos reflexos claro da estiagem, são as barragens. Conforme informação da Defesa Civil do município, a barragem de Santiago está 2,70mts abaixo do nível. A prefeitura já estuda a possibilidade, de Santiago, também decretar, Situação de Emergência.

Fonte: Inmet/Irga             

Dias mais quentes do verão 2024/25 até dia 19 de março

Verão 2024-2025 foi um dos mais quentes das últimas décadas no Brasil. Dias mais quentes do verão: As maiores do país 1. Quaraí (RS): 43,8ºC...