quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Temperatura máxima hoje no estado acima dos 40 °C

Calor de hoje novamente vai superar os 40 °C.  


Com calorão ontem, de 40,7 °C, Uruguaiana,  foi a cidade mais quente do país, seguida de Quaraí, com 40,3; São Borja, 39 7; Alegrete, 38,8; São Luiz Gonzaga, 37,7; e Santiago, 36,4 °C.

Nossa cidade, com 40,9 °C, no ano passado, foi a, 8ª cidade mais quente daquele verão, neste verão, com, 38,6;  está em 7ª.

O calorão não da trégua.

Hoje no estado, principalmente na região de Uruguaiana; Quaraí; São Borja; São Luiz Gonzaga, e outras cidades, poderá ter, novos recordes de temperatura, não descartando, passando dos 40 °C.

O calor segue manhã (26), e sexta-feira, com máximas, perto ou na casa dos 40 °C, só caindo, por pouco que seja, no sábado, domingo(29). Pode ocorrer, chuva na quinta, o que fará, cair as temperaturas, em algumas cidades  O calor volta, na segunda, e terça-feira, e, por causa de instabilidades, as temperaturas na próxima semana, terão uma ligeira diminuição.

A próxima semana, não será, tão quente, quanto esta.

Por enquanto, a menor temperatura máxima no estado, neste verão, entre as, 42 Estações Meteorológicas do Inmet, com, 29,7 °C; está sendo, Tramandaí, a maior, Quaraí, com 40,9 °C, quer hoje, pode superar a casa dos 40 °C.

A diferença em graus, entre, a temperatura máxima mais baixa- Tramandaí (29,7°C), e Quaraí, com 40,9 °C, é de, 11,2 °C, entre a máxima mais baixa,   e a máxima registrada.    

Chuva: 

A situação segue difícil.

A maior parte desta semana será marcada por tempo seco e muito calor sobre o Rio Grande do Sul. Episódios de chuva voltam a se espalhar sobre o Estado a partir de hoje, mas ainda assim devem ocorrer na forma de pancadas isoladas e rápidas e não estão previstos volumes expressivos de chuva, que aliviem a estiagem, sobre as áreas produtoras. Embora, tenha previsão de chuvas isoladas, em alguns pontos do estado a partir de hoje, e principalmente,  na sexta-feira e no sábado, chuvas mais generalizadas, e melhores, somente a partir da primeira semana do fevereiro.

Por enquanto, segundo  o Inmet, 43,6mm, é a chuva deste mês em Santiago. Colocando a previsão do Irga, para estes próximos sete dias, -ou seja, até o fim deste mês- corre o risco, marcar menos, que os 62mm, que foi a chuva do janeiro do ano passado.

Sendo assim: 

Calorão hoje, com chance, de temperaturas recordes, segue amanhã, e sexta-feira. Chuva localizada, em forma de pancadas, que não atinge todo o estado, nem todas as cidades, a partir de hoje, na sexta-feira, e no sábado, um pouco mais.

Com  chuva, em melhores índices, na primeira semana do fevereiro, as temperaturas tendem a ser menores.

Vamos ter atenção, nos próximos dias, tem risco de vento forte, e granizo.

Fonte: Inmet/irga 

Dias mais quentes do verão 2024/25 até dia 19 de março

Verão 2024-2025 foi um dos mais quentes das últimas décadas no Brasil. Dias mais quentes do verão: As maiores do país 1. Quaraí (RS): 43,8ºC...