sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Índices de chuva variaram no estado

 

Umidade muito boa no estado hoje a chuva segue para o leste. 

Após 11 dias sem chuva, e calorão, - última chuva  na área urbana de Santiago, foi no dia 21 de janeiro-, choveu ontem (2), na região.

Em Santiago, os primeiros pingos, após as 19hm a chuva que foi calma, em forma de pancadas, durou até as 04h00 da madrugada desta sexta-feira, e acumulou, na Estação Meteorológica, 14,2mm.

A chuva entre ontem e hoje, não foi parelha. Em algumas localidades quase nada, exemplo, Rincão do São Pedro, 2mm. 

Vila Branca, 8; Radar, 25; Rincão dos Pavanelo, e Dorneles, na casa dos 40mm.

Outras cidades: 

Quaraí, e, São Borja, 3mm; Uruguaiana,4,2; Passo Fundo, 4,6; Itacurubi, 5,2; Alegrete, 10; Ponte do Rio Jaguari,15,4; Santa Maria, 24,6; Itaqui, 46,8;  São Vicente do Sul, 50,2mm.

Até este momento, pouca chuva, na região norte, mas a instabilidade segue no estado. 

Granizo ontem.

Nova Pádua, região nordeste do estado, na tarde de ontem, foi atingida por temporal de granizo, que ocasionou destelhamentos, queda de árvores, e prejuízo, de até 100%, na produção de  algumas parreiras. 

Nesta madrugada, com temperaturas amenas, entre, 19 a 22 °C, prevê sol, na região de Uruguaiana. A umidade, com muitas nuvens, é boa no estado. 

Nesta manhã, chuva em forma de pancadas, e conforme o Inmet, por pouco que seja, com abertura de sol, de tarde. 

Máximas previstas, entre 27, a 31 °C, na região de Uruguaiana.

No fim de semana, com abertura de sol, tanto no sábado, quanto no domingo, as máximas, não passam dos 32 °C, previsão de chuva amanhã, do Irga, se acontecer, menos que 3mm amanhã, e sol domingo.

Mesmo sem chuva, em boa parte da região, a  Umidade do Ar, estará boa no fim de semana.

Na próxima semana, sem chuva, a partir da segunda-feira, o aquecimento retorna, e mostra, até 40 °C, na terça e na quarta-feira, leve queda, - da temperatura- entre a quinta-feira e o sábado(11), com a volta da chuva na nossa região dias, 13 e 14, que cai numa segunda, e terça-feira.         

Sobre estas instabilidades, mesmo abaixo do desejado, já mostra que o fevereiro poderá ser melhor em chuvas que janeiro.

Fevereiro do ano passado, choveu na primeira quinzena, 5mm,e agora, começa acima dos 14mm.

O Irga, diz, que o fenômeno La Ninã está enfraquecendo, mas ainda vai influenciar as chuvas no RGS. 

Fonte: EmaterSantiago/Inmet/Irga/

Temporais no RS ano 2026- Alguns-

  Dados 2026:   Ano passado (2025), pelo menos 20 temporais causaram estragos no RS. Ano passado o primeiro temporal que atingiu uma cid...