segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Uso do cinto é determinante para airbag cumprir função

Alguns colegas comentaram sobre o Airbag do carro do promotor, não ter aberto, vê-se, que tanto bateu a lateral do veículo como um pouco da frente, mesmo assim, não abriu. Em pesquisas achei algumas explicações, que até alguns, que a anos tem carro desconheciam, desta forma vai-se a ideia que o Airbag sempre abre: Abaixo algumas explicações: O intuito da matéria extraída do g1 é informar:  

Abertura da bolsa depende da desaceleração do veículo, diz especialista.
Entenda como funciona o dispositivo que já está na segunda geração. 



Muitas pessoas acham que em qualquer batida, principalmente as fortes, o airbag tem de abrir, obrigatoriamente. Mas não é bem assim. O gerente técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Marcus Romaro, afirma que a abertura depende de quanto o carro desacelera no impacto, e não da deformação. A densidade dos veículos e objetos envolvidos na colisão também influenciam.
O ângulo da batida também determina o funcionamento do equipamento. O colaborador do comitê de veículos leves da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), Sergio Ricardo Fabiano, explica que as bolsas frontais abrem quando a batida ocorre em determinado ângulo da parte dianteira, assim como as laterais só abrem em colisões laterais. “Se bate na lateral, os airbags frontais não abrem. Os airbags de cortina, por exemplo, só abrem em caso de capotamento”, explica.
Reação química
A “explosão” do airbag é, na verdade, uma reação química controlada por um módulo de abertura. Tal componente capta a desaceleração do veículo e “determina” a abertura por meio de um cabo de energia que faz a ligação do módulo com a bolsa. Ele emite uma corrente elétrica que ativa uma massa química formada por dois gases. Quando eles entram em contato, acontece a explosão controlada.
Romaro relembra que normalmente os airbags são acionados em caso de perda total do veículo, pois são batidas extremamente violentas, em que somente o cinto não consegue proteger as pessoas.

acesse e veja como funciona:

  

Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...