sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Dez lascas de lenha


Quando meu pai morreu, eu tinha 9 anos, me lembro que um dia antes de sua morte ele disse à minha mãe que minha avó sua mãe, tinha vindo lhe buscar  que viu ela nos pés da cama que ele dormia lhe chamando, não deu outra, no dia seguinte ele faleceu e até hoje lembro disso. 

Após sua morte, foi colocado um lençol branco na porta de nossa casa, se usava muito naquela época, morávamos na General Canabarro, em 1972 ainda se velava o morto em casa, que eu lembre não tinha lugar para isso. Após o enterro usei por um bom tempo uma tarja preta em minhas pobres mas limpas roupas, estudava no Cândido Genro, alguns colegas peguntavam o que era aquilo e a cada pergunta eu dizia que estava de luto pela morte do meu pai. Muita coisa mudou após sua morte, eu não entendia o que acontecia, mas as coisas pioraram muito, éramos cinco em casa e o dinheiro mal dava pra comer, tínhamos na época um fogão a lenha dos grandes, e uma cena que marcou muito era que minha mãe me dava um cruzeiro para comprar dez lascas de lenha era assim, dez lascas de lenha tinha que durar muito tempo, até porque não se sabia quando que teríamos novamente um cruzeiro para comprar "dez lascas de lenha". 

Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...