A MetSul Meteorologia alerta que o avanço de uma frente fria trará tempo severo durante esta sexta-feira para o Uruguai, províncias do Norte da Argentina e o Rio Grande do Sul.
Aqui no Estado, o sol aparece com nuvens e faz muito calor com máximas perto de 40ºC e sensação de até 50ºC em alguns pontos antes da chuva pela maior umidade. A frente fria deve trazer para o Estado chuva localmente forte a intensa e temporais de vento (alguns com rajadas acima de 100 km/h) e granizo, alguns fortes a severos até com potencial de danos e transtornos.
A instabilidade frontal atinge o Sul e o Sudoeste do Rio Grande do Sul de manhã e no começo da tarde, afetando a maioria das demais regiões entre o meio da tarde e o final do dia, mas a Metade Norte já deve ter chuva isolada de verão e temporais localizados da tarde para a noite antes mesmo da chegada da frente fria por conta da convecção. A instabilidade explodiu, como era alertado pela MetSul, no Centro da Argentina e no Sul do Uruguai no início da noite de ontem e no começo da madrugada (imagens de satélite abaixo do Cptec).
A frente alcançará o Centro e o Norte do Estado do meio da tarde para a noite desta sexta, o que vai permitir que a temperatura suba muito antes para 37ºC a 40ºC em alguns pontos. Com isso, preocupa que o sistema chegará justamente no período mais quente do dia, o que agrava sobremaneira o risco de temporais fortes localizados com potencial de danos. Santa Catarina e o Paraná, mesmo sem a presença da frente, também podem se ver afetados por tempestades localizadas fortes devido aos altíssimos índices de instabilidade na segunda metade da sexta-feira.
Ontem, a virada do tempo com chuva forte e ventania ocorreu na cidade de Buenos Aires, que teve recorde histórico de mínima alta de 28,9ºC, quando a sensação no começo da noite estava acima dos 40ºC após ter batido em quase 48ºC.