quarta-feira, 2 de julho de 2014

Dia 02 de Julho Dia dos Bombeiros no Brasil

Vinda do Governador em Capão do Cipó
Em 2 de julho de 1856, foi assinado por D.Pedro II,  um Decreto que regulamentava pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil.  Nesta época, só se sabia quando acontecia um incêndio quando se ouvia o barulho de um  sino, onde as pessoas ouviam e se reuniam para apagarem sendo apagados "mão-a-mão", ou seja, era feita uma corrente de pessoas, ficando a primeira ao lado de um poço, enchendo os baldes de água e assim passando a diante. Neste trabalho todos ajudavam.  


Crianças em visita no Quartel  

Hoje os bombeiros desenvolvem muitas outras funções além do combate ao fogo. Em Santiago por exemplo, tem os Socorristas, a Guarnição de combate ao fogo e a Seção Técnica. A Seção Técnica é um grupo de bombeiros que trabalham na Prevenção de Incêndios, ele fiscalizam os estabelecimentos orientando a prevenção para depois ser liberado o Alvará. 

Bombeiros que fizeram um Parto 
Em Stgo os Bombeiros iniciaram seus trabalhos em  6 de fevereiro de 1982, ou seja a 32 anos atrás -tendo como sua responsabilidade as cidades de Santiago, Nova Esperança do Sul, São Francisco de Assis,São Vicente do Sul, Unistalda,Jaguari, e Capão do Cipó. Atualmente é comandante, da área o capitão Rafael Gonçalves Pereira e Sub comandante o 1º Tenente Vilson Cirineim quanto a equipamentos Santiago possui duas viaturas de resgate, dois desencarceradores, que auxilia as  pessoas a serem tiradas das ferragens em caso de Acidente de trânsito, além de dois caminhões Auto Bomba Tanque na espera do 3º vindo do Orçamento Participativo. Estamos entre as unidades mais bem equipadas do estado, e para comemorar essa data, na noite de hoje haverá uma confraternização do Efetivo onde será comemorado o Dia dos Bombeiros no Brasil.         

Fogo em uma Residência 



Homenagens ao Dia Internacional das Mulheres Drª Sonia e Capitão
Rafael Gonçalves Pereira  

Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...