terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Por ora as próximas instabilidades não mostram altos volumes de chuva

Indicação do Irga  não mostra  altos volumes de chuva nos próximos dias.
   
Desde sábado que a umidade está presente em boa parte do território gaúcho e chuva em forma de pancadas isoladas tem atingido a região.

Ontem em Santiago a temperatura  máxima atingiu, 33,6 °C, pra tarde ficou encoberto e chuva, ao menos na área urbana, não deu um milímetro.

Hoje, 28, boa parte do estado, terá máximas  passando, dos 32 °C. 

Regiões de, Quaraí, São Borja e Uruguaiana prevê, entre 36 a 37 graus. Na fronteira com o Uruguai terá aumento gradual das nuvens.

Ao menos, até a segunda-feira,6, o estado e por consequência, -nossa região- irá passar por alguma quantidade de chuva por pouca que seja.

A Situação no geral não muda muito, chuvas isoladas, com destaque em melhores índices, dias 3 e 4, sexta-feira para o sábado, com sorte, domingo e segunda-feira, 6, nestes dias, domingo e segunda-feira, menos chuva e de forma isolada, até porque, tem sol no domingo e  sol na segunda-feira, desta forma , chuva mesmo, será dificil.

Modelo numérico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva para a 1ª semana ( 27/02 e 06/03/2023) podem ocorrer pancadas com volumes entre 20 e 50 mm, mas não em todas as cidades,  nem em todas as regiões. 

Passado estas próximas instabilidades, vai ficar  sem chuva por cerca de uma semana, com  a umidade retornando ao estado-, podendo mudar até lá- só no dia 12 de março.

Nossa barragem deve estar, nos 5 metros e  meio, ou menos - mais de 5 metros, abaixo no nível-. Estas próximas chuva irão ajudar, mas precisamos seguir, economizando água.

68% dos municípios gaúchos- 341- estão em Situação de Emergência por causa da estiagem.  

Fonte: Inmet/Irga/SimAgro  


Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...