terça-feira, 28 de março de 2023

Volume das próximas chuvas seguirá moderado

Melhor condição de chuva no estado da sexta-feira para o sábado mesmo assim não será em todas as regiões que irá chover. 
 

Desde o começou este ano, até hoje, a chuva em Santiago, - por Estação Meteorológica- somou até agora, 229,6mm-. Ano passado mesmo período, 219mm, ou seja apenas 10 mm de diferença, a mais de chuva neste ano, que no ano passado.

Desde agosto de 2022, que as chuvas estão abaixo da média.

Hoje, a cidade mais fria do estado, com 9,4 °C,  foi São José dos Ausentes. Na região Central, a mais fria, Santa Maria, 13,6 °C.

Por enquanto, a menor temperatura deste ano em Santiago, foi no dia 18 de Fevereiro, quando marcou, 7,7 °C.

Com predomínio de sol, Santiago que começou o dia nos 14,3 °C, pra tarde, temperatura máxima amena, até 30 °C, alguns prognósticos do Inmet, mostra. Pancadas de chuva hoje, na Região Noroeste e Oeste. Mas bem localizada.

A tendência, e dentro da normalidade, -em Santiago-, por mais que aqueça, no outono é não passar dos 32 ou 33 °C.

No outono, em Santiago, só uma vez em 14 anos, que marcou 34 °C, e foi, no dia 1° de abril de 2020. A tendência é até, 33 °C.     

Dia (29) com previsão de chuva, máxima na região Oeste até 34 °C e Região Central, até 32 °C. 

Amanhã de tarde, antes da instabilidade será mais quente que hoje.

Sobre a chuva desta quarta-feira, ela virá em forma de pancadas isoladas, que podem ocorrer de moderada intensidade, com chance de chuva ainda, na madrugada da quinta-feira.

Na quinta-feira, com previsão de chuva de madrugada o sol aparece. Máxima de até 30 graus´.

Entre a sexta-feira e o sábado o tempo volta a mudar, propagando chuva menos generalizada, na sexta-feira, -Região Central-, a probabilidade é baixa. 

Domingo o sol aparece  mostrando declínio nas temperaturas. 

Apesar da melhora nas chuvas, o Irga, tem dito, que RS vai seguir passando por momentos de chuva, e outros secos. E isto vai durar ainda, no abril e maio. 

Por ora, é cedo pode mudar, não tem previsão de chuva, na primeira semana do Abril. 

Fonte: Inmet/Irga  

Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...