segunda-feira, 3 de abril de 2023

Nos próximos dias umidade e temperatura baixa no fim de semana

Santiago amanheceu com Sol e Mínima de 13 °C . A semana será marcada pela umidade e baixa temperatura de tarde.   
 

Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas. 

Sendo raro, máximas de 33 ou 34 °C, na maioria dos dias, não passa  dos 30 °C, isso porque, já começa a antecipar o período frio que vem na sequência. Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos,- pincipalmente Abril- garoas e quando esfria e não chove, pela diminuição da umidade do ar.

Em se tratando de temperaturas, foi o que aconteceu, neste final de semana.

Com mínimas de 11 °C, tanto no sábado quanto no domingo, a segunda menor temperatura deste ano - a mais baixa por ora , foi no dia 18 de fevereiro, quando marcou 7,7 °C-, nesta segunda-feira, Santiago amanheceu nos 13 °C, pra tarde, calor de Outono, na Região Central, até 31°C.

E assim vai a semana.

Nas manhãs, a partir dos 12 °C, e por mais que aqueça nesta semana, área central, não passa dos 29 ou 30 °C, e no estado, 31.

Sobre a chuva:

Com 162,8 mm no março, estamos na expectativa das chuvas do abril.

Dentro da normalidade, sem efeito La Niña, a média das chuvas do Abril em Santiago, nos últimos 14 anos, é 144mm. Ano passado no Abril, a média conforme a EmaterSantiago,   foi, 313 mm de chuva.      

Nesta semana, que começou com sol, a cidade mais gelada do estado, com 9,1 °C,  foi São José dos Ausentes. Santiago, 13 °C, foi a mínima.

Amanhã tem chuva na região da fronteira, principalmente, Uruguaiana, esta chuva pode se estender, até nossa região.

Fique atento na previsão.

Conforme a Sema: Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul, pode ter chance de temporais isolados. 

Na quarta-feira, encoberto, e bastante umidade, o Irga, mostra chuva na quinta e sexta-feira (6).

Quinta-feira, chuva entre 5, até os 35 mm.

Melhor quantidade de chuva quinta-feira, na  Região Noroeste, e Norte,- Três Passos e  Tenente Portela-.

Na sexta-feira, chuva novamente, dos 5 até 35 mm. Em melhor volume, Região Norte, Nordeste e Leste do estado, Região Metropolitana.

Fim de semana: Sábado e Domingo 

Com temperatura mínima, a partir  dos 11 °C, e até 26 °C, não tem previsão  de chuva sábado de aleluia, nem domingo de páscoa.

Atenção nas temperaturas:

As tardes mais frias, estão previstas na sexta-feira e no sábado.

Fonte: Inmet/Irga/Sema 


Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...