quinta-feira, 24 de abril de 2008

Meu reino por um cavalo!

Quem disse e de onde vem esta conhecida frase?

Diz a lenda que o rei Ricardo III se preparava para a maior batalha de sua vida. Um exercito liderado por Henrique, Conde de Richmond, marchava contra o seu. A disputa determinaria o novo monarca da Inglaterra.. Na manhã da batalha Ricardo mandou um cavalariço verificar se seu cavalo preferido estava pronto.
Ferrem-no logo disse ao ferreiro, o rei quer seguir em sua montaria à frente dos soldados.
- Terás que esperar respondeu o ferreiro – Há á dias venho ferrando todos os cavalos do exercito real e agora preciso ir buscar mais ferraduras.
Não posso esperar gritou o cavalariço impacientando-se.- Os inimigos do rei estão avançando neste exato momento e precisamos ir ao seu encontro no campo. Faz o que puderes agora com o material que dispões.
O ferreiro então, voltou todos os esforços para aquela empreitada . A partir de uma barra de ferro, providenciou quatro ferraduras. Malhou-as o quanto pôde até dar-lhes forma adequada. Começou a pregá-las nas patas do cavalo, mas depois de colocar as três primeiras descobriu que não havia pregos para a quarta.
-preciso de um ou dois pregos- disse ao cavalariço do rei-, e vai levar tempo para confeccioná -los no malho.
-Eu já disse que não posso esperar- respondeu, impaciente, o cavalariço.-já se ouvem as trombetas. Não podes usar o material que tens?
-posso colocar a ferradura, mas não ficará tão firme quanto as outras.
Ela cairá ? perguntou o cavalariço
Provavelmente não- retrucou o ferreiro -, mas não posso garantir.
Então usa os pregos que tens! Gritou o cavalariço – E anda logo, senão o rei Ricardo se zangara conosco.
Os exércitos se confrontaram e Ricardo participava ativamente, no coração da batalha Tocava a montaria,cruzando o campo de um lado ao outro, instigando os homens a combatendo os inimigos.
-Avante!-bradava, incitando os soldados contra a linha de Henrique
Lá longe , na retaguarda do campo avistou alguns de seus homens batendo em retirada. Se os outros os vissem, também iriam fugir da batalha. Então Ricardo meteu as esporas na montaria e partiu a galope na direção da linha desfeita , conclamando os soldados a voltar á luta.
Mal cobrira metade da distância, seu cavalo perdeu uma das ferraduras. O animal desequilibrou-se e caiu, Ricardo foi jogado ao chão. Antes que o rei pudesse agarrar de novo as rédeas, o cavalo, assustado levantou-se e saiu em disparada. Ricardo olhou em volta e viu seus homens, dando meia volta e fugindo, e os soldados de Henrique fechando o cerco ao redor. Braniu a espada no ar e gritou:
- Um cavalo! Um cavalo ! Meu reino por um cavalo!
Mas não havia nenhum por perto. Seu exercito estava destroçado e os soldados ocupavam-se em salvar a própria pele . Logo depois, as tropas de Henrique dominavam Ricardo, encerrando a batalha.
E desde então as pessoas dizem:
-Por falta de um prego, perdeu-se uma ferradura. Por falta de uma ferradura,perdeu-se um cavalo. Por falta de um cavalo, perdeu-se uma batalha. E por falta de uma batalha perdeu-se um reino. E tudo isso por falta de um prego na ferradura.

O mesmo vale para nossa vida, um pequeno erro cometido no passado pode gerar um desastre no futuro.

As cidades mais quentes do Rio Grande do Sul e suas máximas temperaturas do Janeiro.

  Atualização: 01/02/2025 Janeiro: Na ordem as cidades mais quentes do Rio Grande do Sul e suas máximas temperaturas do Janeiro: Quaraí máxi...