domingo, 25 de novembro de 2012

Por que noticias ruins vende mais


por Ana Lúcia Proa

Entrevista com o Dr. Jorge Andrea concedida ao Jornal do Espiritismo, nos estúdios da Rádio Rio de Janeiro. Física quântica, genoma e espiritismo são os temas abordados

Aos 90 anos, ele é pura vitalidade! Psiquiatra, militante do Movimento Espírita há 50 anos, já escreveu 25 livros - cujos direitos autorais foram todos doados - e até hoje faz palestras. A grande marca do Dr. Jorge foi sempre ter conjugado sua prática no Espiritismo com pesquisas científicas, o que nos deixou o legado de entender os fenômenos de uma maneira racionalizada. Aqui, ele fala sobre temas atualíssimos, como pesquisas genéticas, física.

E - Como o Sr. iniciou no Espiritismo?
Dr. Jorge - De uma maneira inusitada. Quando fui dirigir o departamento médico da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena (MG), os colegas me convidaram para assistir a uma sessão espírita. E eu, como era médico psiquiatra, fui com a intenção de ver o que aqueles “malucos” fariam lá. Observando as incorporações mediúnicas, vi que algumas pessoas estavam tirando coisas de si próprias para dar as respostas. Ao final, comentei isso com o dirigente da reunião e mostrei para ele as pessoas que, mesmo inconscientemente, trouxeram coisas pessoais. Já as outras, disse que teríamos que examiná-las, porque não eram coisas delas. Então ele me pediu que eu voltasse, para avaliar melhor. E nesta volta ingressei no Espiritismo, porque o achei de uma lógica contundente. Comecei a ler todos os livros kardequianos e iniciei minhas pesquisas. Posso dizer que entrei no Espiritismo sem dor. Fui pelo interesse do estudo.

JE - E como o sr. uniu suas experiências como médico com a pesquisa espírita?
Dr. Jorge - Foi uma solução que eu chamo de inteligente. Não tinha como fugir. Porque eu nunca fui místico, pelo contrário. Na minha época, os indivíduos considerados mais inteligentes e que tinham formação universitária eram agnósticos. Então, ao entrar em contato com o Espiritismo, fui na condição de avaliar as coisas. E achei tudo de uma lógica meridiana. Até hoje, não tenho contato direto com essa parte evangélica, que aceito e acho formidável. Mas na parte científica eu procuro sempre buscar os detalhes.

JE - Em seus livros, o sr., associa a endocrinologia, a biologia, etc,r com os fenômenos espirituais. O que a endocrinologia tem a ver com isso?
Dr. Jorge - Muita coisa! A endocrinologia é o estudo das glândulas, e as glândulas hoje estão ligadas ao sistema nervoso e o sistema imunológico. Essa tríade é formidável. Os pesquisadores descobriram umas moléculas que trafegam nesse setor, os neuropeptídeos, fabricados pelas células nervosas. Eles estão sendo chamados de “moléculas inteligentes”, porque, na reunião desta trinca - glândulas endócrinas, sistema- imunológico e sistema nervoso -, temos a estrutura de defesa orgânica. Eu tenho a impressão - e aí é uma coisa toda pessoal, que pode até não ser verdade - que o perispírito se insere nelas. Porque a grande inserção perispiritual está na corrente circulatória. Então é lá que o perispírito se insere, naquele grupo imenso das células de defesa.

JE - E o que a biologia tem a ver com os fenômenos espirituais?
Dr. Jorge - Tudo! Tem que se incluir na biologia toda essa parte psíquica. Se você não der alma à biologia, ela não vive. Veja o que acontece hoje na evolução. Daqui a pouco, chegaremos a um ponto em que não teremos mais para onde caminhar. O infinitamente pequeno está ficando devassado. Existe uma galáxia infinitamente pequena. Mas se não colocarmos os pontos dinâmicos que se sucedem a isso, que vão dar alma à biologia, ela tem que parar. Daí o nascimento da física quântica. Ela nasceu desta ponte biológica: da vida física para uma vida mais espiritual.

JE – O que pensa da física quântica?
Dr. Jorge - Sua estrutura filosófica é muito interessante. É a física das possibilidades. Digamos assim, dos eventos. Porque o evento muda de acordo com o observador. Vejo que estamos abrindo um campo imenso da nova vida na Terra. Estamos numa fase de altas e profundas transformações. E hoje a física quântica está na ordem do dia, nos trazendo coisas fantásticas. Sabe por quê? Porque nós temos os eventos, mas eles mudam o tempo todo. Quando perguntaram a Pitágoras qual é a última posição da matéria, sabe o que ele disse? “É um ponto dinâmico.” Física quântica do Século XX, 600 anos a.C.! Você influencia e é influenciado pelo mundo em que está vivendo. Daí a necessidade de se influenciar para o bem, para ter uma resposta para ao bem. É a lei de Newton: ação e reação.

JE - O Sr. falou que estamos num momento de  transição muito forte. Acha que é a chegada do planeta Terra em regeneração?
Dr. Jorge - Está começando... Porque está explodindo tudo! Toda a maldade, que estava presa, está se mostrando. O que se está vendo no mundo é de uma incongruência inominável. Guerras fratricidas, desastres coletivos, movimentações telúricas, vulcões, tsunamis... Aí você pensa: “O que está havendo? Por que isso?” É uma interferência mental, de equilíbrio. E o equilíbrio virá. Agora, o problema é que os indivíduos querem que no Terceiro Milênio, da regeneração, tudo seja novo. E não é nada disso! Terceiro Milênio é para nós acertarmos as coisas. O bom mesmo virá no quarto milênio. Esta é a minha opinião.

JE - O Sr. diz que o mal está emergindo cada vez mais. E quanto ao bem?
Dr. Jorge - O bem está se escondendo. Não que ele se esconda porque quer, é porque não aparece na mídia. A mídia hoje só mostra o que dá lucro. E o bem não dá lucro. Fala-se muito pouco sobre isso, mas nunca existiu tanto amor na Terra quanto agora. Veja o que existe por aí de proteção às crianças, aos idosos... São manifestações diversas para se consertar tudo. Além disso, está chegando gente nova na Terra. Olha essas crianças que estão por aí, que estão sendo chamadas de crianças índigo. Um menino de dois ou três anos já está mexendo em computador. Essas crianças vão habitar uma terra melhor. Elas trazem lastros de benesses, já estão no bem. Vieram para consertar as coisas. E enquanto isso, todos os desencarnantes da maldade estão sendo arrebatados para fora do planeta, atraídos para um orbe sem grande evolução. É uma questão de equilíbrio.

JE – Como vê as experiências genéticas em relação ao Espiritismo?
Dr. Jorge - De uma maneira fantástica. Porém, acho que tem que haver um respaldo moral, equilibrado, ajustado. Saber reconhecer, por exemplo, que o embrião é uma vida. E que muitos deles devem ter espíritos, outros não. Acho que, no caso dos embriões congelados, a maioria já está sem espírito. E por que não mexer com eles e lhes dar vida? Mas isso tem que ser feito com ideal, equilíbrio, amor, ajuste. Se um indivíduo pega esses embriões e os joga na lata do lixo, não tem sentido! Mesmo assim, acho que devemos respeitar estes cientistas. Os grandes trabalhadores do futuro, os grandes pesquisadores, serão homens de muito amor e de muito ideal. Vejo a Terra, no seu dinamismo, como uma grande e futura estrela, com gente muito boa aqui. Mas haja reencarnação! E haja milênio!
JE - A doença pode desaparecer do Planeta?

Dr. Jorge - Claro que a doença desaparecerá do Planeta. Por que? Porque o homem, com a sua regeneração, com o seu ajuste, com o seu equilíbrio, com os saltos evolutivos do conhecimento e das dores, o seu perispírito começa a se encharcar de experiências, de bondade, de coleta de material evolutivo, coisas mais avançadas e transfere todo esse componente para as células físicas que, balssamizadas por esse campo de energia, não oferecem campo específico ao nascimento de germens, por não ser uma coleta específica, mal organizada, doente, que os vírus e as bactérias possam encontrar o campo ideal para as suas vidas. E, com isso, temos exemplos muito dignificantes. Perguntamos nós: Jesus ficou doente algum dia? Como vemos um homem reencarnado nessa condição de Jesus. Temos um homem altaneiro, vibrático, andarilho, magro, forte, curtido pelas coisas da natureza, pelo sol. Seu campo de irradiação não permitiria jamais a possibilidade do desenvolvimento de qualquer infecção, qualquer manifestação de doença, por já ser balsamizado, por já ser laqueado, digamos assim, por já ser investido e tomado completamente por energias positivas. Daí o desaparecimento das doenças da Terra, quando o homem alcançar condições específicas para não receber essas tonalidades negativas. Um perispírito, já mais evoluído, faz a limpeza dos seus campos contra a investida de germens.
Extraído do Jornal do Espiritismo, janeiro de 2007.

Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...