segunda-feira, 25 de março de 2013

A lenda de Kandata

Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão de pecados.” (1 Pedro 4:8.)

Essa interessante afirmação do apóstolo Pedro sempre nos levará a profundas reflexões em torno da justiça e da misericórdia divina. 

Selecionamos para este mês uma lenda hindu registrada pelo admirável escritor e matemático carioca Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido pelo seu pseudônimo Malba Tahan, que trata do assunto no seu livro “Lendas do Deserto” (estória também encontrada na coletânea: “Melhores Contos”, de Malba Tahan).

Conheçamos a lenda:

Kandata, o facínora, tendo expirado sem mostras de arrependimento, foi pela imutável Justiça atirada à região sombria dos eternos suplícios. Durante muitos séculos, suportou indiferentemente os tormentos do inferno. Um dia, porém, seu coração empedernido foi tocado por tênue raio de luz do arrependimento. Ajoelhou-se e implorou, em prece fervorosa, a proteção e misericórdia do Senhor da Compaixão.

No mesmo instante surgiu-lhe a figura radiosa de um anjo, que lhe disse: 

– O Senhor da Compaixão ouviu a prece humilde que acabas de proferir. E aqui estou para salvar-te dos castigos tenebrosos do inferno. Ó Kandata, no decorrer das tuas vidas anteriores, houve dia em que tivesses assistido a uma boa ação tua, por menor que  fosse? Ela te ajudaria, agora, livrando-te dos tormentos que, sem tréguas, te afligirão. Mas nunca esperes ver cessados os sofrimentos atuais, consequência do teu passado, se conservares ainda sentimentos de egoísmo e se tua alma guardar a impureza da vaidade, da luxúria e da inveja! Diz-me, ó Kandata, se queres sair daqui, qual foi, por acaso, o ato de bondade que em vida praticaste.

– Pelo Deus da Misericórdia! – exclamou Kandata, cheio de profunda humildade e tristeza. – Jamais pratiquei, em minha vida passada, qualquer ato digno ou louvável. A minha existência foi um rosário interminável de crimes e infâmias de toda espécie!

– Kandata! – insistiu o anjo. – Procura rememorar miudamente todas as ações do teu negro passado! Basta um ato verdadeiramente bom de tua parte, um só, para que obtenhas o perdão de Deus! Alguma vez socorreste, com a esmola, o desprotegido da sorte?

– Nunca – murmurou Kandata, com voz sucumbida.

– Algum dia – prosseguiu o anjo – tiveste uma palavra de consolo ou de bondade para os aflitos e desesperados?

– Nunca!

– Não te moveram, uma vez, à piedade, os enfermos, nem dispensastes alguma proteção aos fracos e infelizes?

– Nunca! – soluçava Kandata, com o desespero dos arrependidos.

– E para com os animais, nossos irmãos inferiores? – insistiu o anjo. – Trataste com crueza, impiedosamente, todos os seres fracos do mundo?

– Deus seja louvado! – exclamou Kandata. – Lembro-me de que, certa vez, ao atravessar um bosque, vi uma pequenina aranha que procurava esconder-se sob a relva. “Não pisarei nesta pobre aranha”, pensei, “porque é fraca e inofensiva”. Desviei o passo, a fim de poupar a vida ao mísero animalzinho. Teria sido esta uma ação agradável aos olhos do Criador?

– Feliz que és, Kandata – respondeu o anjo. – Esse pequeno ato de bondade que acabas de recordar é, sem dúvida, suficiente para salvar-te do inferno; e é a própria aranha do bosque que, em breve, te proporcionará – pela vontade divina – o meio único de salvação. Da altura infinita do céu a aranhazinha vai lançar-te um fio; por ele poderás subir até ao seio do Onipotente!

E, isto dizendo, o anjo desapareceu. Quase no mesmo instante, viu Kandata, com grande assombro, que um fio de aranha descia das alturas divinas até o fundo do abismo negro que o torturava. Aquele fio, de enganadora fraqueza, representava para ele a salvação, a tão sonhada ventura! Estaria, para sempre, livre dos suplícios indizíveis do inferno!

Sem hesitar, Kandata agarrou-se a ele e começou a subir. Sentiu, desde logo, que o fio – pela bondade do Onipotente – era forte e lhe sustentava perfeitamente o peso do corpo, que balouçava no espaço. De repente, porém, em meio da escalada, lembrou-se o bandido de olhar para baixo e notou que os seu companheiros de infortúnio procuravam, também, à porfia, salvar-se da região dos tormentos, subindo pelo mesmo fio.

Com certeza, não poderá tão delgado sustentáculo suportar o peso dessa gente toda! – Pensou Kandata apavorado. E, instigado pelo terrível egoísmo, desejando apenas a própria liberdade – sem lhe importar a alheia desgraça –, gritou para os infelizes que já se agarravam, penca infernal, ao fio salvador:

– Larguem, miseráveis! Larguem, que este fio é meu, só meu!

No mesmo instante, partia-se o fio da aranha e Kandata era para sempre restituído às profundezas em que tanto tempo sofrera tão duros castigos! O fio salvador, forte bastante para levar ao céu milhares de criaturas arrependidas de seus crimes, rompera-se ao sofrer o peso do egoísmo que a maldade insinuara num coração.

                     José Antonio Vieira de Paula

Santiago mais uma vez foi beneficiada pela chuva do Maio

Após sete dias de chuva em períodos intercalados, Santiago amanhece com umidade alta e cerração   A chuva que começou às 14h30 da segunda-fe...