quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Setembro termina com índices abaixo da média

 

Umidade alta, vento sul sem previsão de chuva hoje   


Com vento Sul, algumas nuvens, e rajadas de  até 36 km/h, na região de São Borja, temperatura de  manhã cedo de 11, 6 graus em Santiago, não tem previsão de chuva.

Enquanto por aqui a mínima cedo marcou, 11,6 graus, Jaguari, Santa Maria, e Tupanciretã, também, já São Vicente do Sul, a mínima, foi 10,9 graus.

Pra tarde, máximas nas regiões central e oeste, entre 22 a 23 graus

Amanhã, a instabilidade que atinge nossa região, principalmente de tarde, prevê chuva em baixos índices e de forma isolada em várias regiões do estado. Por aqui, não passa dos 10 mm, ou bem abaixo disso.

Na sexta-feira, instabilidade com pancadas de chuva isolada segue, o diferencial, é risco de temporais em algumas regiões, na sexta-feira.

Fim de semana:

É raro chover em Santiago no dia 02 de Outubro. Em 13 anos, choveu só três vezes nesta data. Choveu, no dia 2 de outubro de 2012 (56 mm), 2015(17 mm), e 2 de outubro de 2019 ( 60 mm).

Sobre a primeira semana do outubro. 

Os prognósticos seguem os mesmos. Tanto no sábado (1°) quanto no domingo (2) não chove. Alguns chuviscos pelo estado, nada mais que isso.

Tem se mantido previsão, de nebulosidade, e mesmo assim poucas horas de sol.

Então:

Estando na primavera, as mínimas seguirão, acima dos 9 graus, logo chegando outubro, a primeira semana terá, tardes mais quentes, entre 25 a 27 graus, principalmente, nas regiões de Itaqui e São Borja, e isso vai acontecer, a partir do dia 4.   

Chuva:

As chuvas do agosto por aqui, foram abaixo da média,  setembro também. Tanto a chuva de amanhã e sexta-feira, não farão os índices em Santiago neste mês, chegar nos 100 mm. Neste setembro, choveu 55 mm por aqui.

Atenção na sexta-feira, onde há risco de temporais em algumas áreas.

Com temperaturas típicas de primavera, fim de semana, embora alguma umidade, não chove na maioria do estado. Os primeiros dias do outubro, serão marcados, pelo tempo seco, aberturas de sol, e aquecimento, entre 25 a 27 graus.  

Fonte: /Inmt/ Irga/SimAgro


Dias mais quentes do verão 2024/25 até dia 19 de março

Verão 2024-2025 foi um dos mais quentes das últimas décadas no Brasil. Dias mais quentes do verão: As maiores do país 1. Quaraí (RS): 43,8ºC...