![]() |
| A semana será marcada por altas temperaturas perto ou na casa dos 40 °C |
Após nove dias de tempo seco, choveu na sexta-feira, sábado, e ainda no domingo.
Domingo, as rajadas de vento que marcaram, entre 51 a 79 km/h, no estado, ocasionando estragos em algumas cidades, por aqui, atingiu 63 km/h, e a chuva que foi forte em alguns bairros, causou alagamentos.
Como a chuva foi localizada e irregular, na Estação do Inmet, que fica na região Oeste da cidade, caiu, entre a sexta-feira, e domingo, 26 mm, porém, em mediação particular, os índices variaram, até, 70, 80 mm, nos três dias em algumas localidades.
Estes últimos índices, já mostram que este dezembro, será bem melhor que dezembro de 2021, quando no dezembro de 2021, choveu no mês todo, 30 mm, em Santiago.
Mas hoje (5), o dia que começou com cerração, e nuvens baixas, abriu, e sem chuva no estado, a temperatura máxima nesta tarde, marcou 34,6 °C em Uruguaiana; Quaraí 34,5; São Borja, 33,5; e Santiago, 31,2 °C.
Para os próximos dias, a expectativa, é de tempo seco e sol, e muito quente durante a maior parte desta semana.
Até a próxima sexta-feira, a temperatura máxima pode atingir, nas cidades mais quentes do estado, perto, ou até 40 °C. Se a umidade do estiver nos 30%, a sensação térmica, pode marcar, até 43 °C, se acontecer, temperatura neste patamar, (40 °C), nesta época do ano, será uma marca recorde. Mas enquanto o calor toma conta do estado, entre, amanhã e sexta-feira, o tempo só muda, no final de semana.
Durante o sábado, com temperatura de até 32 °C, áreas de instabilidade, voltam a se espalhar, provocando episódios de chuvas, isoladas, em baixos volumes, mas que irão ajudar, a baixar, as temperaturas.
Domingo, com previsão de chuva, que pode se alterar, e temperatura máxima, por aqui, acima dos 32 graus, se não mudar a previsão, chove também, na segunda-feira (12).
Sobre as temperaturas que irão aumentar. Segundo o Inmet, as cidades
onde acontecem temperaturas mais elevadas do estado: Uruguaiana; São Borja; São
Luiz Gonzaga; Quaraí; Teutonia, Santa Rosa; Campo Bom; Santiago, Alegrete;
Porto Alegre, São Vicente do Sul, e Santa Maria.
Fonte: Inmt/ Irga
