sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

O dia mais quente da semana será hoje

A chuva do fim de semana, e ainda na segunda-feira não mostra que atinja todo estado. No geral os índices não serão altos. 

 

Até a quarta-feira, Uruguaiana, era dona da maior temperatura desta primavera, no estado, 38,2 °C, porém –ontem (8)- quinta-feira, ela passou a faixa, à cidade de São Luiz Gonzaga, que por lá,  ontem, chegou nos 38,8 °C.

Santiago, não ficou longe. Com 36,6 graus, ontem de tarde, foi a maior marca de uma temperatura por aqui, desde o dia, 02 de Fevereiro, ou seja, a 308 dias, atrás, se tornando agora, estes 36,6 °C, a maior temperatura deste dezembro, e desta primavera, em Santiago, e isso, por enquanto, por enquanto, porque ainda tem hoje, quando as temperaturas, continuarão, perto, ou quem sabe, até 40 graus, marcado por Estação Meteorológica do Inmet.

Pra hoje, que será um dos dias mais quentes do estado, temperatura máxima, de até 38 °C na região Central, e 39, 40, 41 °C, a região Oeste. Nos termômetros de rua, vai passar  dos 40 graus, desta forma, cuidado  com a baixa umidade relativa do ar.   

Ainda bem  que este calorão, termina hoje. Prognósticos do Irga, colocam que, a partir do sábado(10) as temperaturas irão diminuir, porque tem chuva no estado, sábado, domingo, segunda, e terça-feira.

Para nossa região:

Sábado, não vai chover em todas as cidades, e a chuva, será, em baixos índices, e principalmente no estado, pra tarde. Domingo, Inmet coloca chuva, do centro para o nordeste do estado, por ora, nada para nossa região, segunda-feira (12), é o único dia com perspectiva de chuva, em mais volumes, que segundo a previsão,-pode atrasar, ou adiantar-  está prevista para o dia e a noite da segunda-feira, que segundo o Inmet, se chegar, nos 30 mm, já será uma boa chuva.

Na terça-feira de madrugada, ainda tem possibilidade de algum resquício de chuva, mas no decorrer do período, da terça-feira, os sol aparece, e com temperaturas, oscilando entre 27 a 36 graus no estado, não chove, entre a quarta-feira(14) e sábado (17).

Informações do Inmet, mostram que o verão do ano passado foi o mais quente da história, que se tem registros, quando nas cidades mais quentes do estado, as temperaturas ficaram entre, 41, 8 °C a 42,9 °C.

No ano passado, dia 9 de dezembro de 2021, a temperatura máxima em Santiago, foi 33 graus, pra hoje, 9 de dezembro de 2022, a prevista, 37, 38 graus.

Ou seja, em relação ao mesmo dia do ano passado, a temperatura hoje,- em Santiago- estará, entre 4 a 5 °C mais alta, e isso, pode ser um indício, que este verão, será tão quente, quanto foi o verão passado.

Fonte: Inmet/Irga 

Dias mais quentes do verão 2024/25 até dia 19 de março

Verão 2024-2025 foi um dos mais quentes das últimas décadas no Brasil. Dias mais quentes do verão: As maiores do país 1. Quaraí (RS): 43,8ºC...