quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Proposta obriga preso a pagar despesas de penitenciária

Publicado por Portal ASSTBM em 26 de janeiro de 2011 em Brasil · Comentários (0)

leia esta matéria A Câmara analisa o Projeto de Lei 7167/10, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que determina o pagamento pelo condenado das despesas correspondentes ao período de restrição de liberdade, caso disponha de recursos. A proposta altera a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84).

Essa lei já estabelece a indenização ao Estado pelo preso mediante desconto proporcional sobre a remuneração do trabalho na prisão. A proposta é de que o custeio das despesas seja feito independentemente de atividade laboral, bastando que o presidiário tenha os recursos para esse pagamento.

Hugo Leal argumenta que nem sempre haverá trabalho remunerado no presídio e, mesmo quando houver, a remuneração poderá ser insuficiente para cobrir as despesas com a manutenção do detento. “Por isso, nada mais justo que aqueles que disponham de recursos suficientes efetuem o ressarcimento ao Estado e ao povo”, afirma o deputado.

Tramitação

O projeto será arquivado pela Mesa no dia 31 de janeiro, por causa do fim dalegislatura , mas poderá ser desarquivado pelo seu autor, que foi reeleito. Nesse caso, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.

Íntegra da proposta:

PL-7167/2010

Reportagem – Rachel Librelon

Edição – João Pitella Junior

Agência Câmara de Notícias