quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Câncer de Colo de Útero



 O Câncer de Colo de Útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. 

A prevenção pode ser feita usando-se preservativos (camisinha) durante a relação sexual, para evitar o contágio pelo HPV.

Os principais fatores de risco estão relacionados ao início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros. Deve-se evitar o tabagismo (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados) e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, hábitos também associados ao maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.. Fonte: INCA 

****

No laboratório  Tuiuti, localizado no Hospital de Caridade de Santiago, no ano 2010, de acordo com a  Especialista em Citologia Clínica,  Ivete Odorizi, foram detectados atravez do exame Papanicolaou,  1,02%  de casos de lesão pré-câncer. A Bioquimica, orienta que as mulheres sexualmemte ativas, devem realizar  o exame preventivo no mínimo uma vez ao ano. 

Obs: A porcentagem citada, refere-se somente a pacientes de Consultório médicos,   


Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...