terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O temor do pecado



Garoto ouve do padre coisas terríveis sobre  o inferno que enfrentará ao morrer devido aos seus pecados, Cresce então temendo pecar e morrer.

Vinte e cinco anos depois...

O garoto se tornou um homem preocupado com aspectos financeiros, dificuldades com a esposa e filhos, começando a ter ataques de ansiedade, que dão a impressão de que morrerá,  juntando-se  isso ao medo que tem do inferno e das culpas de pecados passados.

Ao pensar na possibilidade de ter esse medo novamente, a adrenalina é liberada, o coração dispara gerando a conhecida e intensa dor, possibilidade de perda de controle e o temor da morte, se tornando freqüente este ciclo. A síndrome do pânico esta criada.

Quando ele aprende a lidar com os supostos pecados idéias de inferno, morte e com possibilidade de perda de controle, ao pensar nisso o medo deixa de existir,  bem como a síndrome do pânico.

As emoções estão para  psique como a febre está para o corpo, ambos ao feitos e precisam ser  tratados.

Aprender  a entender e lidar saudavelmente com as aprendizagens passadas e formas mais sábias de refletir sobre a vida traz alterações nos sentimentos, sendo, portanto, governados.

Do livro:O Império dos Sentimentos e a Ditadura do Prazer
Bayard Galvão- Psicólogo Clinico pela PUC SP

Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...