quinta-feira, 5 de maio de 2022

Nível da Barragem voltando ao normal

 


As cidades com menores temperatura hoje no estado foram:

Bagé 8,2 graus; Jaguarão 8,6; Cambará do Sul e Santana do Livramento 9, 2 graus.

Santiago amanheceu nos 13 graus, pra tarde, não passa dos 24.

No amanhecer, com excesso de umidade, nuvens baixas tomaram conta de algumas cidades.

Desde a sexta-feira 15h que não abre sol na região, ontem alguns resquícios, hoje com tendência de tempo seco, o sol aparece na maioria do estado, principalmente após às 11h mas, não descartando  por aqui somente, após às 14h.

E assim serão os próximos dias: 

Após mais de 30mm de chuva na segunda-feira(2) o tempo no decorrer desta semana, será seco.

Algo que merece atenção, é como o Maio se comporta, relacionado as chuvas em Santiago.

No geral se comparado aos outros 11 meses,  ele é 11º em chuvas, mostrando, que embora possa por A o B, ter altos índices, ex: 2021 quando choveu 190mm- no geral, não é chuvoso- tanto que ao menos para esta primeira quinzena, não tem índices de chuva por aqui, ao menos até hoje(5) previstos, acima dos 10mm.

Por ora, o único dia com possibilidade de alguma chuva na nossa região, vem do Inmet, apontando instabilidade, na  próxima terça-feira(10), porém com índices não passando dos 5mm, colocando para a primeira quinzena, somente esta possibilidade. Como é cedo, a previsão de ter somente esta chuva da terça-feira como a única até o dia 15 pode mudar.

Resumo:  

Temperaturas: Ao menos para a primeira quinzena, nada de anormal. Mínimas entre 9 a 14 graus, e máximas não passa dos 24.

Chuva: Somente na semana que vem, porém em baixos índices, sendo que, em algumas cidades da região da Campanha e Sul do estado, não vai cair uma gota sequer, incluindo abertura de sol para estas regiões.

Uma das características do Maio, é a ausência do Sol, aqui, se não chover na terça-feira que vem (10), uma coisa é certa, o Sol, literalmente não vai aparecer. Tempo aberto, com dia bonito sem nuvens, somente a partir da próxima quarta-feira (11)

**Na imagem inicial, a barragem de Santiago. No dia 21 de março, atingiu o nível mais baixo, 5,78 metros. Na imagem feita pelo 1º Tenente dos bombeiros Dari quase saindo pelo ladrão. Na última aferição, estava nos 9,74 metros.    

Fonte: Inmet/Irga/Inpe/SimAgro 

Dias mais quentes do verão 2024/25 até dia 19 de março

Verão 2024-2025 foi um dos mais quentes das últimas décadas no Brasil. Dias mais quentes do verão: As maiores do país 1. Quaraí (RS): 43,8ºC...