sexta-feira, 24 de março de 2023

A instabilidade no sábado vai atingir todo o estado

Instabilidade em curso hoje e ainda amanhã (25). Sábado a probabilidade de chuva em mais quantidade é melhor, mas mesmo assim, irregular. Terá região que a chuva vai ser ínfima diz o Irga.


Desde o começo deste mês, choveu em Santiago onze dias, destes onze dias, as maiores quantidades – na Estação do Inmet- foram duas, nos outros dez, a chuva foi fraca.

Dias com melhores índices, 14, quando choveu, 15 mm, 18 -Sábado passado-  60 mm.

Aconteceu, chuva mal distribuída, localizada na quarta-feira (22), sendo que em parte da cidade, foi pouca, mas no interior, em algumas localidades, superou os 25 mm.  

Apesar dos acumulados abaixo da média, -a média das chuvas do março por aqui, é 145 mm- até hoje, somou na Estação do Inmet, 101 mm. Falta ainda, 44 mm, para atingir a média.   

Hoje: Santiago que amanheceu nos 20 °C,  tal qual os dias anteriores, sem mudança significativa, a temperatura até 30 °C, e novamente da tarde pra noite, tempo instável.

Pra hoje, o Irga não mostra altos volumes, no máximo 5 mm, mas quando localizada, pode chover mais. Tem que acompanhar...

Fim de semana:

Amanhã (25), sem abertura de sol pela parte da manhã, , e quando não mostra abertura de sol, a chance de chover mais, é melhor, por ora entre 15 a 30 mm na região diz o Inmet, mas o Irga mal da 10 mm pro Sábado em Santiag9. Temperatura amanhã até 27 °C.

Domingo umidade de madrugada e manhã,   com abertura de sol da manhã pra tarde, máxima, até 27 °C.

Passado estas instabilidades de hoje e amanhã,  na próxima semana, indicativo de chuva, na terça-feira (28), e olhe lá.

As temperaturas:

Embora reduza um pouco entre o domingo (26) e a terça-feira (28) entre os dias 29 e 04 de Abril, - sete dias – máximas entre 34 até 36 °C, serão sentidas no estado.

La Niña que atuava desde 2020, finalmente, chegou ao fim! Até a atmosfera entender que a La Niña terminou, ainda vai demora mais um pouco. Com isso, o RS passará por momentos de precipitações e outros mais secos. Isto pode durar ainda no abril e maio deste ano.

Sobre a barragem:

Sem previsão de chuva que junte muita água para os próximos 13 dias, torcendo que chova na barragem hoje e amanhã, ela está, abaixo dos 5 mm.

Sigamos dentro das possibilidades, economizando água!

Fonte> Inmet/Irga  


Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...