quinta-feira, 23 de março de 2023

Chuva de ontem foi irregular

 

A instabilidade ainda está longe, a partir das 15h começa a atingir a região.    


Apesar do Outono, temperaturas entre  35 a 36 °C, ainda estão sendo observadas.

Na terça-feira, São Luiz Gonzaga, chegou aos 36,5 °C, sendo, na terça-feira, a terceira cidade mais quente do país. Ontem (22), foi a vez de São Borja, 35 ,7 °C e Santiago, 33 °C.

Após o calorão choveu:

São Luiz Gonzaga, 2,8; Uruguaiana, 7,8; São Borja, nem uma gota em alguns pontos da cidade, noutros, 7 a 8 mm, Santo Ângelo, 19,8; Tupanciretã, 20; Cruz Alta, 36; Alegrete, Santa Maria, São Vicente do Sul, não marcou  chuva em suas Estações Meteorológicas.  ~

Santiago, após o calor de até 33 °C, o tempo fechou e pancadas localizadas, atingiram a cidade e parte da região.

Enquanto em alguns pontos da cidade, a chuva foi pouca, em alguns pontos,- afastado da área urbana-, com índices em medição particular, acima dos 25 mm, choveu no, Capão do Cipó; Iguariaçá; Fazenda Santa Inez; Parada Gomes- antes do Boqueirão; Rincão do São Pedro e Rincão dos Vianas. 

Chuva boa também na divisa de Santiago com o Itacurubi. 

No Itacurubi, segundo relatos, em alguns pontos, em medição particular,  a chuva deste mês, já passa dos 150 mm.

Pra hoje (23), com sol, calor pra tarde, acima dos 30 °C, novamente tem previsão de chuva, e forte em algumas cidades até com risco de vento que pode superar os 60 km/h  

Instabilidades, com estas características de hoje, que na previsão do Irga, pra hoje, não vai dar 5 mm- chove numa ponta não chove na outra, chove numa cidade não chove na outra-, ainda vai ocorrer, até a sexta-feira (24). Único dia com boa perspectiva de chuva, um tanto mais geral no estado, atingindo mais regiões, será no sábado (25), por ora, não tem abertura de sol no sábado, o que, irá colaborar com o aumento da umidade. 

Pra quem quer, aproveitar o fim de semana, domingo com sol, até 27 graus. Sobre o domingo, ainda requer acompanhamento, pode mudar, mas por enquanto, o Irga, não mostra chuva.  Não mostra chuva, também, na segunda-feira (27), mas tem chuva, na terça, na quarta e ainda, na quinta-feira (30). 

La Niña que atuava desde 2020, finalmente, chegou ao fim! Embora as chuvas, não significa que a estiagem que assola o RS, acabou. Até a atmosfera entender que a La Niña terminou, ainda vai demora mais um pouco. Com isso, o RS passará por momentos com maior frequência de precipitações e outros mais secos. Isto pode durar ainda por abril e maio deste ano. Mas as chuvas aos poucos, estão voltando!

Fonte: Inmet/Irga/EmaterSantiago


Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...