quarta-feira, 22 de março de 2023

A La Niña que atuava desde 2020, finalmente, chegou ao fim!

         Instabilidade hoje, é mais intensa que ontem.   

 

A La Niña que atuava desde 2020, finalmente, chegou ao fim! Porém, isto não significa que a estiagem que assola o RS, acabou. Até a atmosfera entender que a La Niña terminou, ainda vai demora um tempo. Com isso, o RS passará por momentos com maior frequência de precipitações e outros mais secos. Isto pode durar ainda por abril e maio deste ano.

Neste março, iniciou o período de Neutralidade climática, que deve durar até meados do inverno, já que os modelos indicam a possibilidade da configuração de um El Niño para o final do inverno e início da primavera. Vale salientar, também, que atualmente se está no período da “barreira da previsibilidade do outono”, ou seja, os modelos têm certa dificuldade, neste período, de fazer previsões mais precisas para o longo prazo.

Por isso, é importante monitorar os prognósticos climáticos até junho, para se ter maior certeza de qual cenário climático atuará nas próximas safras 2023/24.

Chegou o fim da La Niña, com o El Niño -volta das chuvas-para o fim do inverno e início da primavera . Mas ainda demora um pouco.        

Mas enquanto, o El Niño não vem, para este trimestreabril, maio e junho de 2023, modelo climático do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê para o mês de abril, que as precipitações fiquem abaixo da Norma Climática, na maior parte do RS. Para maio, a previsão é de que o acumulado mensal seja próximo da média. Já para o mês de junho, o modelo prevê que algumas regiões do RS poderão ficar com chuvas acima da média,  ou seja, o modelo pode estar indicando sinais da influência do aquecimento das águas do Pacífico, o El Niño a volta das chuvas.

Como fica a semana:

Neste mês, a temperatura mínima em  Santiago, não baixou dos 17 °C, sendo a média de manhã cedo, 20 °C.

Logo aos poucos as mínimas irão baixar, mas ainda, o calor se fará presente.

Ontem (21), São Borja, chegou a marcar de 35 a 37 °C. 

Santiago ontem, 32,6 °C. 

Ontem de tarde, choveu e caiu granizo a 15 km  de Santiago, na localidade do Boqueirão. Choveu ainda, em Santana do Livramento, 10 mm; Dom Pedrito, 21,6 e São Borja, 37 mm.

Pra hoje (22), com sol nesta manhã, no decorrer do período as máximas ficarão, acima dos 30 graus. Com entrada, de muitas nuvens já na região de Quaraí, a perspectiva pra tarde, é de pancadas de chuva, e a possibilidade é boa, desta vez, de atingir a área urbana de Santiago, mas novamente, de forma isolada, é o que mostra o Inmet, e isso vai, até o fim de semana, no sábado e ainda no domingo (26).

Temperaturas mínimas, na casa dos 12 até 15 °C, só começarão a cair, a partir  do Abril.

Fonte: 

Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet- 

Instituto Rio-grandense do Arroz- Irga   

Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...