segunda-feira, 6 de março de 2023

A semana começa com tempo seco na região

Chuva com risco de temporais Região Nordeste do Estado. Torres nesta madrugada choveu 52 mm.  
  

A última chuva boa, com uma boa média que aconteceu em Santiago, foi dia 14 de fevereiro, quando choveu, 39,2 mm, na Estação Meteorológica do Inmet, e isso faz 20 dias. As chuvas da sexta-feira, e do sábado, na cidade área Urbana, acumulou 14,4 mm, mas á media ficou, entre 25 a 30 mm.

Como Base, 50 cidades do Rio Grande do Sul, nestas chuvas da sexta-feira e do sábado,  46 % delas, choveu, abaixo dos 20 mm, e 22%, entre 50 a 76 mm.

Cidades como:   

Santana do Livramento; Maçambara;  Garruchos; Quaraí; Soledade; Jaguari; Palmeira das Missões; Bossoroca ; São Borja ;  São Vicente do Sul ; Uruguaiana ; Santiago; Manoel Viana ; e São Luiz Gonzaga, estas cidades marcaram abaixo dos 20 mm, em suas Estações Meteorológicas.

Temporais sábado, no vale do Caí composto por 19 cidades. 

Harmonia,  Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí, chuva torrencial, inundações,  alagamentos, queda de muros, telhas e postes.

Nesta região, a Agência Nacional da Água ANA- colocou uma somatório, de até 305 mm as chuvas da sexta-feira e do sábado.

Como fica a semana:

Hoje (6) a cidade com menor temperatura do RS, -começo desta manhã,- Santana  do Livramento, 14, 9 °C. Sensação de frio em todo o estado.  

Pra tarde por mais que aqueça no estado, -Região Oeste-, até 32 °C.  

Faltando ainda, duas semanas para o fim deste verão, termina dia 20 às 18h25, ao menos nesta quinzena, as mínimas estarão a partir dos 13, ou 14 °C, e por mais que aqueça, no estado, até 36 °C.

Os dias mais quentes nesta semana, na quinta e ainda na sexta-feira quando temperaturas, entre 34 a 36 graus serão marcadas no estado.

No sábado e domingo  que vem, máximas até  32 °C.

Chuva:

Tempo instável com chuva, nesta manhã, na região da Serra e Metropolitana e ainda, Litoral Norte Gaúcho. Há riscos de temporais isolados nestas áreas. Torres choveu  nesta madrugada, 56 mm.

Enquanto as temperaturas máximas no decorrer desta semana, no estado irão marcar, entre 34 até 36 graus, aumento da nebulosidade amanhã, com chuvas isoladas na região, porém, se acontecer no estado, entre 3 até 5 mm.

Nos restantes dos dias, não tem previsão de chuva, marcando sol e nebulosidade. 

Previsão estendida do Irga, - e por ser estendida amanhã, já pode mostrar outra situação- por cerca de uma semana não marca chuva consistente no estado, mas tem chance ainda, de antes do fim desta quinzena, dias 14 e 15, a instabilidade retornar  à região.

Fonte: Inmet/Irga/Simagro 

Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...