terça-feira, 7 de março de 2023

Não mudando a previsão nos próximos dias calor

Chuva em forma de pancadas isoladas irão atingir parte da Região Central hoje.  


Hoje, Santiago que amanheceu nos 19,2 °C e Umidade Relativa do Ar 94%, temperatura máxima  Região Central, até 31, 32 °C.

De manhã cedo nuvens baixas, mesmo com sol, pra tarde, chuva em forma de pancadas isoladas, na Região Central, com possibilidade de queda de raios, porém, se acontecer é pouca. 

Não tem previsão de chuva pra Santiago, mas a situação requer acompanhamento.

O verão só termina, dia 20 às 18h25.

De acordo com Irga, antes do fim, o estado irá passar pela última onda de calor, com máximas no estado, a partir dos 35, e mais perto ou marcando temperatura, na casa dos 40 °C. O calor, começa amanhã.

Na previsão que pode mudar, serão até oito dias, com máximas no estado, a partir dos 35 até 40 °C, mostrando, os dias com as temperaturas mais altas, 37 até 40 °C, no próximo domingo (12) e ainda na segunda-feira (13). 

Como é cedo, pode mudar, estaremos acompanhando.

Lembrando que março de 2020, a maior temperatura em Santiago foi, 38,2 °C, ano passado a mais alta, 35 °C.  

Enquanto promete calor para os próximos dias, chuva que junte água, entre amanhã e domingo (12), não tem previsão. As últimas chuva que acontecerem em Santiago, entre os dias  (1°) quarta-feira, e (4) sábado, somaram até agora, 16, 8 mm, na Estação do Inmet.   

Previsão estendida do Irga, - e por ser estendida pode mudar-, só mostra chuva consistente que atinja boa parte do estado, a partir da segunda quinzena deste mês.  

Mantendo esta previsão de pouca chuva nesta primeira quinzena, esta será, a 4ª pior quinzena de chuva do março dos últimos 14 anos.  

Na primeira quinzena do março de 2010, chuva em Santiago, 1,2 mm, 2020, literalmente, não caiu uma gota de chuva, primeira quinzena de 2021, 4,6 mm e agora, por enquanto, 16, 8 mm. 

O número de municípios com decretos em Situação de Emergência por causa da Estiagem, até ontem (6), era de 361, representando, 72 % do território gaúcho.  

Fonte: Inmet/Irga    

Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...