segunda-feira, 10 de abril de 2023

Nestes 100 dias menos chuva que no ano passado mesmo período

Expectativa de chuva em bons índices na quinta e sexta-feira, melhorou na região.
 

Entre o primeiro dia do ano e hoje,  passaram-se  100 dias, nestes 100 dias, choveu na Estação Meteorológica do Inmet em  Santiago, 286,4 mm, no ano passado, mesmo período, choveu, 524,4 mm, isso mostra, que neste ano, ao menos nestes 100 dias, está chovendo, 54,6 % menos, que no ano passado.

Mesmo com estes índices negativos, com a chuva desta semana, esta quinzena, ainda pode melhorar.

Hoje, faz 12 dias, que não tem chuva em bons índices na região.

Segundo o Irga, o outono ainda será de irregularidade das chuvas sobre o Rio Grande do Sul, só melhorando como um todo, na primavera.

Ontem, as maiores temperaturas, com 32 °C, ficaram por conta, das regiões de Campo Bom, Teutônia e Rio Pardo.

Santiago ontem, atingiu, 28,5 °C. 

Hoje (11) e amanhã (12),  máximas na casa dos 32, 33 ou 34 °C, serão sentidas no estado, com declínio nas temperaturas, mais acentuada na quinta-feira, isso porque, tem chuva de moderada intensidade, na região, na quinta-feira. 

Alguns prognósticos já colocam chuva, na madrugada da quinta-feira, com a umidade se estendendo ainda na sexta-feira. Mas na sexta-feira, a chuva, se acontecer, será pouca.     

Índices:

Inmet coloca, acima dos 20, até na casa dos 50 mm, isso em parte da Região Central, e parte da região Noroeste do estado.  

Não abre sol, tanto na quinta, quanto na sexta-feira.  

O Irga ainda fala, que estas instabilidades trarão Risco de Temporais- lembrando que no Abril, em Santiago, já aconteceu ventanias, entre 70 até 84 km/h.

Durante o final de semana, o tempo volta a abrir, e as temperaturas- máximas, entre 22 até 24 °C, irão continuar  amenas. No domingo mesmo com abertura de sol, podem ocorrer nas região, alguns episódios de chuva de forma rápida e isolada, devido a propagação de novas áreas de instabilidades, porém, estas instabilidades devem passar rapidamente mostrando para o inicio da próxima semana, expectativa, de tempo firme

Fonte: Inmet/Irga/EmaterSantiago.

Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...