segunda-feira, 10 de abril de 2023

O tempo muda no meio da semana

Por enquanto- sujeito a mudança- esta será a linha de instabilidade que irá atingir o estado na quinta e sexta-feira.

Com 162 mm de chuva no março, sendo os últimos dias que choveu bons índices, 29 pra 30, quando caiu, 48 mm, e apenas 4 mm, na quinta-feira passada (6) de madrugada, hoje faz, 11 dias que não tem chuva boa na região.

Segundo o Inmet, isso vai mudar no estado, a partir da próxima quinta-feira.

Neste final de semana, de sol, com 28,4 °C, o domingo foi bem mais quente que o sábado. 

Hoje Santiago que amanheceu nos 18,8 °C, pra tarde, "no estado" até 32 °C.

Se repetindo estas temperaturas, -aquecimento-, até a quarta-feira, quando o tempo muda a partir da quinta-feira (13). 

Nas tardes, a partir da quinta-feira, as temperaturas caem, e instabilidade com trovoadas e algum vento, atinge o estado, colocando chuva também, na sexta-feira (14).

Final de semana:

Sensação de frio e sem chuva e sol, no sábado e domingo que vem.

As temperaturas cairão com mais frequência:     

A partir  do dia 19, as madrugadas e manhãs,  começaram a ser mais frias, mostrando mínimas abaixo dos 10 °C, e mais comum, máximas abaixo dos 27 graus. Portanto aos  poucos, o outono se intensifica nos preparando, para o inverno.

Sobre as chuvas da quinta e sexta-feira, não serão todas as regiões a serem atingidas, mesmo assim, o Inmet prevê até até 50 ou 60 mm em algumas cidades, com chance de passar dos 20 mm na nossa região.

Projeções: 

Segundo o IRGA- Instituto Rio- grandense do Arroz- o La Niña, chegou ao fim em meados de março.

Mesmo assim, por mais que tenha algum volume expressivo, ainda haverá um ligeiro desvio negativo de precipitação nestes dois meses- abril e maio- sobre o Estado.

Diversos centros internacionais indicam que a neutralidade climática vai predominar durante o outono de 2023 e início do inverno, com  probabilidade maior, 60%, para os meses de primavera.

Isso dá a entender, que Outono ainda será de irregularidade das chuvas sobre o Rio Grande do Sul, só melhorando como um todo, na primavera.

Sobre as chuvas do Outono:

Outono em Santiago, faz 10 anos seguidos que não chove menos que 366 mm. 

Sendo o inverno, a Estação que recebe os menores índices de chuva em  Santiago, o período mais chuvoso do ano em Santiago é na primavera, chuva boa como um todo no estado, como diz o Irga, com mais probabilidade, mesmo  com bons índices até lá, será na primavera.  

Fonte: Inmet/Irga  


Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades do Brasil.

  Curiosidades: Menores Temperaturas Registradas por Estado e Cidades. Domingos Martins –ES- (-0,1°C) Nova Friburgo- RJ- (−1,1 °C); Jataí- ...