segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Somos lemes de nossos filhos


Nossos filhos são espíritos livres. Possuem a semelhança de seus pais, mas apenas geneticamente. O que o espírito traz armazenado em seu perispírito é algo totalmente individual e alheio, independente de qualquer influência de seus pais.O pai não gera o espírito do filho: fornece-lhe apenas o envoltório corporal. Mas deve ajudar seu desenvolvimento intelectual e moral, para o fazer progredir”

Khalil Gibran nos diz o seguinte: “vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma. Vêm através de vós, mas não de vós. E embora vivam convosco, não vos pertencem. Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos, porque eles têm seus próprios pensamentos. Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas. Pois suas almas moram na mansão do amanhã, que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho. Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis faze-los como vós, porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados. Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas. O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força par que suas flechas se projetem, rápidas e para longe. Que o vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria, pois assim como ele ama a flecha que voa, ama também o arco que permanece estável”

O estímulo é o grande veículo para conduzir o espírito ao seu adiantamento moral. Quantas “parafernalhas” são produzidas e transmitidas pelos meios televisivos, sem que ao menos possamos optar por qual programação a assistir? Quantos livros infantis de alto cabedal, são esquecidos nas prateleiras, estimulando a ociosidade de mentes jovens e abertas ao conhecimento? Devemos estimular mais, incentivar mais. Somos o leme de nossos filhos. Somos o único exemplo que eles possuem dentro de um círculo de convívio ainda restrito, que é o ambiente familiar. Os filhos imitam seus pais a todo instante. Se os pais proferem palavras de baixo calão, seus filhos irão repetir; se os genitores possuem vidas totalmente incompatíveis com os ensinamentos cristãos, que caminhos percorrerão os seus filhos?

Santiago mais uma vez foi beneficiada pela chuva do Maio

Após sete dias de chuva em períodos intercalados, Santiago amanhece com umidade alta e cerração   A chuva que começou às 14h30 da segunda-fe...